Pratos típicos da culinária chinesa

Escrito por megan shoop | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pratos típicos da culinária chinesa
Comida chinesa tradicional (chinese food image by Luisafer from Fotolia.com)

Muitos países ao redor do mundo, especialmente o Brasil, adotaram pratos de culinária internacional em sua cozinha. No entanto, grande parte desses pratos muda quando é adotado por outras culturas, o que significa que a comida chinesa que os brasileiros e pessoas de outros países comem não é de fato comida chinesa, e sim uma adaptação. Se você quiser experimentar um prato autêntico da culinária chinesa ou dar uma festa com tema asiático, estude a verdadeira culinária chinesa primeiro. Fazer isso não só mostra respeito pela cultura chinesa, mas também é uma maneira de aprender sobre ela.

Outras pessoas estão lendo

Fan

A palavra "fan" significa tanto "arroz" quanto "comida" em chinês, mostrando o quão importante é o arroz para a dieta chinesa. É servido como prato principal, com os legumes, verduras e porções de carne como acompanhamentos para complementar e reforçar os sabores do arroz, e não para se sobressair a eles.

O prato de arroz mais simples é cozinhado no vapor e consumido junto com o resto da refeição. Os pratos de arroz preparados incluem nian gao, um pudim de arroz doce cozido no vapor. Zong Zi é um outro prato tradicional que consiste em um arroz grudento cozinhado e envolto em folhas de cana. O arroz chinês geralmente é grudento para facilitar o uso dos pauzinhos. Os temperos tradicionais são o molho de soja, óleo de pimenta, gengibre e óleo de amendoim.

Jai

O jai é um prato vegetariano tradicional consumido durante o Ano Novo Chinês. De acordo com o site "Chinese Parade", o prato foi inventado por monges budistas para ajudar a purificar o corpo e a alma. É uma mistura de muitas raízes fibrosas, legumes e verduras, incluindo alguns ingredientes de significância espiritual. Segundo o site "Uvic", as nozes de gingko representam lingotes de prata e proporcionam riqueza, bem como as algas pretas. O tofu e os brotos de bambu representam sorte e felicidade. As sementes de lótus são incluídas em algumas receitas e representam a esperança de que nasçam muitas crianças do sexo masculino.

Esses alimentos são misturados com bok choy, castanhas, tâmaras vermelhas, açúcar, molho de soja, óleo vegetal e vários tipos de cogumelos. O jai é frito ou assado e é servido quente.

Bebidas alcoólicas

De acordo com Rachel Timmons, os chineses têm tantas variedades de álcool à base de grãos quanto outros países têm variedades de vinho. As mulheres chinesas não costumam beber, deixando essa ocupação para os homens.

Na China, o jiu - ou vinho - é feito de arroz fermentado, às vezes misturado com outros grãos para alterar o teor alcoólico. Timmons afirma que muitos vinhos tradicionais chineses têm um sabor de noz e são semelhantes a xerez.

O bai jiu é uma bebida alcoólica à base de sorgo semelhante ao whisky moonshine, devido ao alto teor alcoólico. Ervas e outros grãos são fermentados com o sorgo para produzir uma bebida de cheiro adocicado muito popular entre os homens chineses e muitas vezes oferecida aos turistas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível