Mais
×

Qual o prazo de validade de uma salada de frango?

Atualizado em 09 abril, 2018

O prazo de validade de uma salada de frango varia, dependendo de onde e como você a guarda -- assim como qual o tipo de salada. O tipo mais comum de salada de frango é cremosa e geralmente inclui maionese e mostarda, sendo também conhecida como "salpicão". Essa salada é muito popular em piqueniques, e deve ser guardada em um recipiente isolante, como um isopor com gelo, para evitar que apodreça e cause intoxicação alimentar. Com refrigeração apropriada, a salada pode durar vários dias. Vários outros tipos de salada de frango contêm folhas verdes frescas. Já que as folhas duram pouco (dois dias, no máximo), essas saladas não vão durar muito além do dia em que tiverem sido preparadas.

Salada de frango (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Prazo de validade

A salada de frango tradicional à base de maionese tem um prazo de validade de três a quatro dias se mantida refrigerada e em um recipiente bem fechado. Se congelada, uma salada de frango pode ser conservada por até dois meses em um recipiente hermético. Transfira para a geladeira por 24h para que descongele com segurança.

Informações de armazenamento

A salada de frango deve ser guardada na geladeira em um recipiente hermético ou bem fechado com filme plástico. Para uma festa ou piquenique ao ar livre, a salada pode ser embalada em gelo. A caesar salad ou a salada de frango com folhas verdes pode ser mantida em uma vasilha grande coberta com filme plástico até o momento de servir.

Saladas de frango que não contenham folhas verdes também podem ser congeladas. Devem ser colocadas no congelador em um recipiente hermético no dia em que for preparada ou comprada para conservar o máximo de frescor.

Por conter carne e outros ingredientes que exigem refrigeração, a salada de frango é especialmente perecível se deixada à temperatura ambiente. As bactérias se multiplicam mais rápido em um ambiente quente e podem crescer rapidamente quando uma salada é deixada fora da geladeira por muito tempo.

Sobras

Sobras de salada de frango guardadas na geladeira devem ser consumidas imediatamente -- dentro de um ou dois dias no máximo. Sobras congeladas podem ser descongeladas e consumidas, mas a qualidade pode diminuir; pode ser necessário drenar o excesso de água ou de gelo.

Outros tipos de salada de frango

A salada de frango caesar e de outros tipos preparadas com folhas verdes frescas têm um prazo de validade de cerca de um dia e devem ser mantidas na geladeira. Folhas verdes têm um alto teor de água para conseguirem congelarem bem. Provavelmente ficarão encharcadas se guardadas por mais de 24h na geladeira.

Segurança alimentar

Quando possível, salada de frango fresca deve ser mantida refrigerada e em temperaturas abaixo de 7° C. Intoxicações alimentares podem ser espalhadas através de organismos patogênicos que crescem em ambientes mornos, portanto, tente manter uma salada de frango à temperatura ambiente ou em temperaturas mais quentes pelo mínimo de tempo possível. Se a salada esteve em temperaturas mais altas que 7°C por mais de uma hora, jogue fora as sobras.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article