Um pré-amplificador é necessário para gravar uma guitarra?

Escrito por eric blankenburg | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um pré-amplificador é necessário para gravar uma guitarra?
Sendo você um músico profissinal ou apenas um amador fazendo experiências na garagem de seus amigos, o desejo de gravar suas músicas inevitavelmente aparece (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Sendo você um músico profissinal ou apenas um amador fazendo experiências na garagem de seus amigos, o desejo de gravar suas músicas inevitavelmente aparece. Mas não se preocupe, você não precisa juntar centenas de reais para contratar um estúdio e um engenheiro de som. Começando com o computador que você já tem e adicionando alguns acessórios baratos você pode produzir uma gravação de qualidade decente para compartilhar com seus amigos e usar como cd “demo”, para conseguir seu primeiro show. Na maioria dos casos, gravar em casa é simples, direto e bem barato.

Outras pessoas estão lendo

Pré- amplificadores

A resposta direta é: não, você não precisa de um pré-amplificador para gravar sua guitarra em seu computador. Um pré-amplificador aumenta a voltagem do sinal de sua guitarra antes de enviá-lo ao amplificador. Sua função principal é a de produzir um sinal de saída mais alto, o que criará maiores níveis de distorção e “feedback”. Por isso, você não precisa de um pré-amplificador para gravar em seu computador, a menos que deseje reproduzir o clássico timbre distorcido que deuses da guitarra, como Jimi Hendrix e Jimmy Page, tornaram famosos nos anos 60. Gravar sem um pré-amplificador não modificará a habilidade de seu computador de interpretar os sinais elétricos de sua guitarra ou amplificador.

Opções de gravação para guitarra

Existem várias opções para gravar uma guitarra em seu computador, e dependendo do seu orçamento, a qualidade de som de sua gravação será determinada por como o sinal de áudio de sua guitarra é interpretado pelo computador e sua placa de som. A opção mais simples requer um cabo com um soquete de fones de ouvido em uma das extremidades, alternativa barata e efetiva. Plugue o conector da guitarra em um soquete de saída “line out” ou soquete para fones, e plugue o cabo menor com o conector menor na entrada de microfone do seu computador. Teste o som através do programa de gravação do seu computador.

Devido à frequência alta do sinal da guitarra, você pode notar microfonia (“feedback”) ou ruídos no timbre. Caso isto aconteça, você pode comprar uma interface USB com captadores de fones de ouvido. Isto vai permitir que você plugue o cabo menor diretamente na interface USB. Plugue o conector da guitarra em um soquete de saída “line out” do amplificador, plugue o cabo menor com o conector menor na interface USB e teste o som fazendo uma gravação teste. Isso permitirá que você evite a qualidade inferior de sua entrada de microfones e que grave diretamente na placa de som do computador.

A alternativa final e mais cara requer a compra de uma interface MIDI USB. Esta opção irá produzir a qualidade mais alta de som para suas gravações, permitindo que você evite completamente a placa de som do computador. Esta opção é a melhor e mais fácil maneira de gravar suas músicas, porque permite que você plugue seu cabo comum para guitarra diretamente na interface, controlando volume e equalização, e é plugada diretamente em uma porta USB. Alguns destes dispositivos permitem também que você conecte vários instrumentos a ele, para que você possa gravar guitarra, baixo e microfone simultaneamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível