Precauções de segurança das fresadoras

Escrito por g.k. bayne | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Precauções de segurança das fresadoras
Sempre utilize as roupas de segurança ao operar uma fresadora (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

As máquinas fresadoras são ferramentas poderosas utilizadas para a remoção de metais e madeira de peças. Várias ferramentas podem ser inseridas no eixo do motor das fresadoras. Essa parte corresponde à porção de corte da máquina, podendo funcionar a velocidades extremamente elevadas. O eixo de rotação pode oferecer sérios perigos, se o operador não estiver consciente das normas de segurança.

Outras pessoas estão lendo

Segurança nas oficinas

Todos os operadores de qualquer tipo de maquinário devem usar óculos de segurança e protetores de ouvido. Muitas oficinas mecânicas também exigem que seus funcionários usem um calçado de segurança com biqueira de aço, como precaução de itens pesados que possam cair causar ferimentos. Mantenha toda a área ao redor da máquina de fresagem limpa e livre de quaisquer detritos de metal. Óleo absorvente deve ser espalhado ao redor da máquina se o lubrificante de corte for derramado, evitando assim quaisquer perigos de deslizes ao redor da área de trabalho. Os operadores devem manter a roupa bem abotoada e camisas longas devem ser enfiadas dentro da calça. Roupas largas podem ser capturadas pelos rotores das máquinas, puxando o operador em direção às ferramentas de corte em movimento. Cabelos longos devem ser penteados para trás e colocados sob a gola, sendo também indicado o uso de toucas. O cabelo também pode ser apanhado pelos eixos de rotação de uma fresadora.

Ferramentas

Mantenha todas as ferramentas limpas e em boas condições de funcionamento. Não utilize ferramentas quebradas em uma fresadora, pois podem quebrar novamente e soltar fragmentos na máquina. Além disso, os pedaços podem ser lançados, criando uma condição perigosa. Permita que o eixo das fresadoras parem completamente, seja por conta própria ou por meio do freio motor. A tentativa de usar a mão para parar um eixo em movimento pode causar ferimentos graves. Certifique-se de que todas as ferramentas estejam apertadas nas pinças de fixação. A maioria delas possui um mecanismo de duplo travamento, assegurando que a ferramenta permaneça no suporte.

A máquina fresadora

Verifique a máquina antes de usar. Alguém pode ter a danificado e não relatou o problema. Inspecione os níveis de lubrificação, todas as conexões elétricas e o cabos para garantir que não haja fios rompidos visíveis. Teste a operação do motor e a velocidade do eixo para garantir um funcionamento adequado. Mova a mesa manualmente para lubrificar as vias e testar os parafusos esféricos. Danificar ou operar inadequadamente a mesa pode fazer com que uma peça de trabalho seja lançada dos suportes. Fixe todos os tornos firmemente à mesa apenas com métodos aprovados. Tornos indevidamente montados podem fazer com que uma peça seja lançada, criando assim uma situação muito perigosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível