Precauções a serem tomadas após uma mordida de rato

Escrito por jenna pope | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Precauções a serem tomadas após uma mordida de rato
Ratos costumam viver perto de casas e fazendas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ratos selvagens não carregam pragas, e nunca houve nos Estados Unidos um caso de raiva contraída por mordida de rato. Os ratos, entretanto, carregam outras doenças e parasitas. É importante que você saiba conter o sangramento, limpe o ferimento, aplique antibiótico tópico e vá até um médico assim que possível.

Outras pessoas estão lendo

Contenha o sangramento

Faça com que a vítima se deite, e, se possível, eleve a parte do corpo onde está ocorrendo o sangramento. Coloque uma toalha sobre o ferimento e aplique pressão por 15 minutos. Não levante a toalha após poucos minutos para conferir se o sangramento já parou, mesmo que você tenha esta impressão. Além disso, se a toalha ficar saturada de sangue, não a remova mesmo assim. Coloque outra toalha por cima e continue a pressionar. Se o sangramento não parar, não aplique torniquete, continue a pressionar e procure ajuda.

Limpe a ferida

Após a contenção do sangramento, limpe a ferida com água corrente e sabão. Não utilize peróxido de hidrogênio, iodo ou álcool, pois podem causar danos na região machucada; entretanto, estes produtos podem ser aplicados na área ao redor da ferida para esterilizar. Aplique antibiótico tópico no ferimento. Não espere muito, pois o antibiótico não será capaz de penetrar a ferida após a formação da crosta. Feridas cobertas por curativos muito vedados apresentam maior propensão a desenvolverem infecções, portanto, o curativo deve ser mais frouxo.

Procure ajuda médica

Entre em contato com seu médico ou compareça a um posto de pronto atendimento. Primeiramente, os profissionais devem verificar a ferida e checar seu histórico de vacina anti-tetânica. O ferimento pode receber pontos dependendo da sua gravidade. A região machucada deve ser tratada com antibiótico tópico e receber um curativo. Antibióticos orais também podem ser prescritos para eliminar definitivamente as infecções. Você será alertado a prestar atenção caso surja uma vermelhidão ao redor da ferida ou ocorra desprendimento de pus. Estes sintomas são um sinal de persistência da infecção e requerem uma alteração na administração de antibióticos.

Possíveis doenças

Os ratos carregam parasitas e micro-organismos, incluindo vírus e bactérias. A maior preocupação é com a febre da mordedura do rato, que pode ser transmitida através da mordida. Trata-se de uma infecção bacteriana que causa dor muscular, calafrios, febre e dor de cabeça. A bactérica em particular associada à febre da mordedura do rato (Streptobacillus moniliformis) pode alcançar o coração e causar complicações sérias. A febre da mordedura do rato pode ser tratada com penicilina e outros antibióticos.

Ratos domesticados

Uma mordida de um rato domesticado deve ser tratada do mesmo forma que uma mordida de um rato selvagem. Você não tem ideia de quais doenças ele pode ter contraído antes de se tornar seu animal de estimação. Se você foi mordido por um rato doméstico, contenha o sangramento, lave a ferida, aplique um antibiótico e faça um curativo. Uma vez que o machucado já tenha recebido os primeiros cuidados, entre em contato com seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível