×
Loading ...

Que precauções devem ser tomadas no uso de solventes de limpeza?

Manter a sua casa limpa é importante para torná-la um ambiente agradável e organizado. Assim, ela será mais segura para a saúde da sua família. Às vezes, solventes de limpeza contêm produtos químicos que podem causar irritações ou reações, especialmente antes de diluídos. Investir em solventes de limpeza é uma forma sábia de economizar dinheiro, mas deve-se usá-los corretamente.

Diluir solventes de limpeza pode poupar seu dinheiro, se precauções forem tomadas (floor cleaning #5 image by stassad from Fotolia.com)

Proporções corretas

Os solventes de limpeza existem em forma concentrada, para economizar dinheiro e resíduos em nossos aterros. É vital seguir as instruções no rótulo do produto antes de dilui-lo. Muitas vezes, para criar uma solução de limpeza para todos os fins, o rótulo do solvente direciona-o a uma proporção de 10:1 ou outra. Se as instruções não forem seguidas, o produto poderá prejudicar o acabamento das suas bancadas, torneiras, ou outras superfícies. Em geral, usar uma concentração mais forte não limpará a área de forma mais eficaz e, portanto, só desperdiçará mais o seu dinheiro.

Loading...

Reações alérgicas e sensibilidades

Siga as instruções ao misturar ou diluir seu solvente de limpeza. Muitas vezes, o rótulo o instruirá a enxaguar a área completamente após limpá-la. Caso contrário, o produto remanescente poderá causar sensibilidade ou reações alérgicas em alguns indivíduos e aumentar os sintomas de asma e outras condições de saúde. Use luvas de borracha e roupas de proteção, se necessário. Verifique o rótulo para saber o que fazer se o produto espirrar em seus olhos. Alguns solventes podem causar lesões ou até mesmo cegueira, por isso é bom saber o que fazer nesses casos.

Reações químicas

Água sanitária e amônia são produtos de limpeza domésticos comuns úteis em muitas áreas. Verifique sempre os rótulos de seus produtos de limpeza para ter certeza de que, se algum deles contiver cloro, não será preciso usá-lo em combinação com um que contenha amônia. Caso ache que deva usar ambos em sua casa, certifique-se de limpar, enxaguar bem e ventilar a área antes de usar o segundo produto. Gases tóxicos podem resultar da mistura, e pode ser perigoso para qualquer um respirá-los (Veja Referência 2).

Recipientes adequados

Não recicle garrafas de produtos de limpeza vazias para diluir ou armazenar outros solventes. O resíduo dos produtos anteriores pode vazar do plástico, mesmo se você limpá-lo, causando uma reação química perigosa. Compre frascos plásticos pulverizadores para cada tipo de solvente que queira diluir e certifique-se de rotulá-los corretamente para evitar confusões. Lembre-se de sempre derramar seus solventes químicos na água, nunca o contrário. Senão, a química poderá espirrar em sua roupa, pele ou olhos e causar danos (Veja Referência 1).

Misturando marcas

Caso desista de um produto, certifique-se de limpar a área e lavá-la bem antes de usar um de outra marca. Mesmo se for para o mesmo tipo de uso, como uma solução de limpeza de banheiras, as duas marcas podem conter produtos químicos que reagem uns com os outros e criar uma situação perigosa (Veja Referência 2).

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...