Precauções a se tomar ao trabalhar com argônio

Um gás ou líquido refrigerado inodoro, não inflamável e não tóxico

Oxygen image by JASON WINTER from Fotolia.com

O argônio é um gás ou líquido refrigerado inodoro, incolor, não tóxico e não inflamável. Apesar de não ser tóxico ou inflamável, ele pode ser perigoso. Ele é prejudicial se for inalado, e argônio líquido refrigerado pode causar danos aos tecidos se entrar em contato com a pele.

Armazenamento

Armazene o argônio em um cilindro aprovado feito de aço inoxidável, cobre, níquel, latão, bronze, silício, Monel, Iconel ou berílio. Os cilindros de carbono ou aço de baixa liga não são adequados para o armazenamento de argônio. Mantenha os cilindros em uma área fresca, seca e bem ventilada. Armazene-os em posição vertical e garanta que eles nunca ficarão mais quentes que 51 graus Celsius, aproximadamente.

Transporte

Transporte o argônio apenas em cilindros de gás aprovados. Mantenha todos os cilindros contendo argônio em posição vertical durante o transporte; falhar em fazê-lo poderá resultar em uma perigosa liberação repentina de pressão. Nunca role ou arraste os cilindros. Não os transporte em um espaço fechado, incluindo um caminhão fechado ou van.

Equipamento de proteção

O contato com o argônio líquido pode causar congelamento de tecido. Proteja-se do contato vestindo luvas isolantes folgadas, calçados de segurança repelentes de produtos químicos e óculos de segurança. Uma ducha de segurança deve estar disponível em caso de emergência.

Aparato respiratório

O argônio é um asfixiante simples. Se você o inalar, irá sofrer de privação de oxigênio, o que pode causar coordenação muscular prejudicada, estado de alerta mental diminuído e fadiga. A exposição contínua pode levar à morte por asfixia. Quando você estiver trabalhando com argônio, uma máscara de gás ou um aparelho autônomo de respiração deverá estar sempre localizado nas proximidades em caso de emergência.

Ventilação

Qualquer área em que você esteja trabalhando com argônio deverá ser bem ventilada. Os sistemas de fluxo de ar devem impedir o argônio de reduzir a concentração de oxigênio no ar para menos do que 19,5 por cento.

eHow Brasil
×