Você precisa de água destilada para uma bateria?

Escrito por phyllis benson | Traduzido por christian avila
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você precisa de água destilada para uma bateria?
A bateria de um carro às vezes precisa de água destilada (Courtesy of Wikimedia Commons, GNU Free Documentation License)

Outras pessoas estão lendo

Água utilizada por uma bateria

Uma bateria de carro fornece energia para ligar o veículo. Normalmente ela possui placas internas (que são cobertas por água) que a fazem funcionar. Durante a atividade de uma bateria, uma parte dessa água se decompõe em oxigênio e hidrogênio através de uma ação química, e esses gases podem evaporar. Quando isso acontece, o nível diminui e as placas não estão mais cobertas, fazendo com que elas não operem corretamente e fiquem danificadas. Em muitas baterias, a água pode ser adicionada regularmente para garantir que as placas estejam cobertas. A maioria das fabricantes recomenda o uso de água destilada para esse tipo de produto, mantendo sempre o nível correto para que o funcionamento seja adequado.

Verificando a bateria

As baterias de carros modernos geralmente não precisam de manutenção. Elas são seladas e não liberam gases de oxigênio e hidrogênio, nem possuem tampas removíveis. Esse tipo tem, algumas vezes, uma luz verde, que fica preta quando a peça precisa ser substituída. A adição de água não é necessária. Já outros modelos possuem tampas quadradas que podem ser cuidadosamente removidas com uma chave de fenda. Abaixo dessas tampas estão os compartimentos plásticos que levam até as placas. Se as placas estiverem expostas ao ar, deve ser adicionado água destilada à cada um dos compartimentos para cobri-las. Use uma seringa de enchimento para encher o compartimento lentamente. Não o encha até a boca. De forma suave e firme coloque a tampa de volta no lugar.

Você precisa de água destilada para uma bateria?
Baterias modernas

Por que usar água destilada?

Muitos mecânicos e proprietários de carros usam água de torneira para encher a bateria. Isso pode diminuir a performance e encurtar a vida útil, devido às impurezas que prejudicam seu funcionamento normal. As fabricantes recomendam água destilada para melhorar o desempenho e aumentar a durabilidade. A água destilada tem seus sais e minerais removidos. A água das torneiras, lagos e poços, normalmente ainda os possue. Esses elementos afetam a ação química da bateria, fazendo com que ela trabalhe mais para manter sua carga e não opere de forma eficiente. Quando a bateria trabalha mais, sua temperatura interna pode ficar mais alta durante o uso, o que causa mais evaporação e exige mais água. A água destilada garante que as propriedades químicas corretas da bateria sejam mantidas.

Onde conseguir água destilada

A água destilada pode ser encontrada na maioria dos supermercados e vendas. Verifique na seção de bebias. Ela é fácil de encontrar porque também é utilizada em ferros de passar. Muitas lojas de automóveis também a possuem porque vários proprietários de carros a utilizam em seus sistemas de refrigeração.

Dicas de segurança

Siga o manual de instruções para a manutenção da bateria. Sempre use óculos de segurança antes de tirar a tampa de uma bateria. Não fume próximo a elas pois os gases que estão escapando podem ser explosivos. Utilize luvas quando estiver removendo e substituindo as tampas. Não deixe que o fluido da bateria entre em contato com suas mãos, rosto ou roupas pois ele é ácido e corrosivo. Lave a pele exposta imediatamente com muita água morna.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível