O que você precisa saber para criar um filhote de Golden Retriever

Escrito por kalyn villaneda | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que você precisa saber para criar um filhote de Golden Retriever
Um filhote de golden retriever brincalhão se tornará uma companhia leal para um dono responsável (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

A frase "o melhor amigo do homem" já foi aplicada aos cachorros tantas vezes, tornando-se um clichê, mas não há melhor expressão que melhor descreva um golden retriever. Esse cão sociável se dá muito bem como um animal familiar, bem como um cão de caça. É energético, brincalhão e inteligente, além de adorar a companhia dos humanos e amar um dia de trabalho duro no campo (ou só no quintal com uma bolinha de tênis). No Brasil, essa raça está entre as cinco mais populares. Com o cuidado e treinamento adequados, eles podem viver até os 13 anos.

Exercícios

Os golden retrievers foram criados para caçar aves. Eles são energéticos, inteligentes e dão o seu melhor quando se exercitam muito e recebem estimulação mental. Os filhotes, que não estão desenvolvidos por completo, caminham, nadam e brincam. Isso é o suficiente. Não force atividades, como corrida e treino de agilidade, até que o cão tenha dois anos de idade. Quando o filhote atingir a idade adulta, contudo, ele amará o desafio de caçar pássaros e de treinos de competição. Se comprar um, saiba que você está se comprometendo a uma programação diária de exercícios que durará por toda a vida do animal. Não deixe passar um dia sequer sem levá-lo para passear uma ou duas vezes, por conta da sua energia extra. Isso resultará em um cão infeliz, entediado e potencialmente destruidor.

Cuidados

Essa raça não requer um cuidado muito extensivo. Lave-o conforme a necessidade. Se a pelagem ficar oleosa ou se você perceber um certo odor, essa é a hora do banho. Os filhotes ainda gostam de brincar na lama (se eventualmente achá-la), por isso esteja preparado para lavá-los depois de um dia chuvoso. Os golden retrievers possuem pelos longos, dessa maneira, você precisará escová-los pelo menos uma vez na semana. Comece quando ele for apenas um filhotinho, ajudando-o a se acostumar com esse processo. Conforme a escovação acontece, elogie o seu animal e dê guloseimas, para que ele aprenda a gostar da experiência.

Alimentação

Quando filhotes, os golden precisam de proteínas extras para ajudar no crescimento. Alimente-o com ração seca, que é formulada especialmente para os cães mais novos. Ele deve ingerir isso, pelo menos, durante o primeiro ano de vida. Depois, você poderá fazer a transição para uma alimentação mais adulta, feita para raças de grande porte. Quando totalmente crescido, seu cão pesará de 30 a 35kg. As rações maiores auxiliam na limpeza dos dentes e no fortalecimento das mandíbulas. Você tem a opção de alimentar o filhote com comidas caseiras ou com uma dieta baseada em ingredientes crus. Isso requer uma preparação de carnes, frutas e legumes. Sempre discuta sobre o tipo de alimentação com seu veterinário, buscando recomendações sobre uma nutrição adequada e o que deve ser evitado.

Treinamento

Esses cães amam aprender e ainda aprendem rápido os comandos de obediência básicos, se você usar as técnicas de reforço positivo. Use as guloseimas, elogie e recompense seu animal por seguir a regra ou obedecer um comando. Use essas mesmas recompensas para ensiná-lo o que esperar quando você disser o comando. Brincalhão e afetuoso, seu golden retriever responderá bem aos elogios. Se você tentar usar punições ou uma forma negativa de correção, o filhote pode ficar medroso. Isso torna o treinamento mais difícil, além de piorar os problemas comportamentais e causar outros novos (como a agressão). Faça do treino uma experiência de vida. Depois que ele dominar o básico, ensine truques mais avançados ou habilidades de competição para manter a mente afiada e o tédio longe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível