O que você precisa para se tornar um fotógrafo freelancer?

Escrito por kristen may | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que você precisa para se tornar um fotógrafo freelancer?
Uma carreira como fotógrafo freelancer pode levá-lo a lugares exóticos. (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Se você tem um bom olho para composição, se gosta de trabalhar com pessoas ou paisagens e se tem um talento especial para capturar um momento em uma fotografia, você pode ter o perfil para uma carreira na fotografia freelancer. Como um fotógrafo freelancer, você vai vender suas fotos para pessoas ou organizações que ou solicitam fotos que você tirou ou o contratam para tirar fotos específicas para eles.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento

Para um fotógrafo freelancer, uma câmera digital SLR é a melhor opção. Escolha um modelo com características que melhor combinam com seu estilo de trabalho. Por exemplo, se você tira fotos de esportes, vai precisar de um foco automático rápido e alta taxa de quadros. Para retratos, por outro lado, uma câmara básica de focagem manual será suficiente. Você também precisa de pelo menos uma lente e, idealmente, duas ou mais para que possa tirar fotos de uma variedade de distâncias e em vários estilos. Finalmente, precisará de um tripé para manter suas fotos nítidas, especialmente com exposições mais longas. Para a fotografia ao ar livre, um rebatedor de luz irá impedir o brilho e a superexposição. Se você está tirando fotos em ambiente fechado, defina três pontos de iluminação com uma luz brilhante principal apenas para um lado da câmera, uma luz de meia potência para preenchimento do outro lado da câmera e uma luz de fundo apontando para a câmera, mas fora do enquadramento, para separar a pessoa fotografada do fundo. Você também vai precisar de pelo menos um pano de fundo de musselina e um tripé para a fotografia de retratos.

Portfólio

Clientes potenciais vão querer ver o seu melhor trabalho para ajudá-los a decidir se o contratam. Monte um portfólio com uma coleção de suas melhores fotos para demonstrar o estilo de fotografia que o cliente pode esperar. Exiba parte de seu portfólio em seu site e tenha um grande portfólio impresso que você possa levar para as reuniões com clientes potenciais. Se você se especializar em alguns tipos diferentes de fotografia - tais como de casamento, bebês, natureza, vida selvagem e retratos de estúdio - crie um portfólio para cada tipo de fotografia e leve apenas o tipo que interessa ao cliente.

Referências

Quando o seu trabalho com fotografia freelancer envolve pessoas, os potenciais clientes vão querer referências de pessoas com quem eles podem falar sobre a sua personalidade e de como você é uma pessoa fácil de se trabalhar. Isto acontece muito no caso de fotografias de casamento, porque a última coisa que a noiva e o noivo querem em seu grande dia é um fotógrafo que seja difícil de se trabalhar e crie stress, mesmo que as fotos fiquem ótimas. Pergunte a alguns clientes anteriores se você pode fornecer as informações de contato deles para seus clientes potenciais como uma referência. Se você não tem clientes anteriores, pode precisar fazer alguns trabalhos gratuitos ou de baixo custo para desenvolver um portfólio e uma reputação.

Licenças

Como um fotógrafo freelancer, você vai ser um trabalhador autônomo para efeitos fiscais. Dependendo das leis onde você mora, pode precisar registrar uma empresa de fotografia e obter uma licença comercial. Isto é muito importante se você vai ter visitas de clientes à sua casa ou escritório para reuniões. Entre em contato com o órgão de licenciamento da sua cidade para perguntar sobre o alvará de funcionamento para sua empresa de fotografia freelancer. Eles também podem indicar os órgãos estaduais que requerem licenças.

Escritório e estúdio

Dependendo do tipo de negócio que você planeja montar, pode precisar de um espaço em escritório ou estúdio. Se você está pensando em fotografar ao ar livre e vender o trabalho online ou diretamente aos clientes, tudo que precisa é de um escritório. Um escritório em casa deve ser adequado, mas se você tem clientes de grande porte que vêm para reuniões, pode alugar uma sala em um edifício de escritórios em vez disso. Se você tira fotos em ambiente fechado, vai precisar alugar um estúdio. Isso é mais comum com a fotografia de retrato. Escolha um local que seja fácil de encontrar, que tenha uma área de espera para os clientes e inclua espaço suficiente para criar pelo menos dois cenários de fundo para fotografar. Se espera receber muitos visitantes pedindo fotos na hora, escolha um local em um shopping. Se você vai revelar filmes em seu estúdio, escolha um estúdio com uma câmara escura, ou um quarto nos fundos que possa converter em um cômodo escuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível