Por que nós precisamos de açúcar no sangue?

Escrito por don amerman Google | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que nós precisamos de açúcar no sangue?
Verifique o nível de glicose em seu sangue periodicamente (AlishaV (Alisha Vargas), http://farm3.static.flickr.com/2371/3534215167_64de14e238_o.jpg)

Seres humanos precisam de certa quantidade de açúcar no sangue para manter as funções do organismo. O açúcar do sangue, conhecido mais precisamente como glicose, alimenta o cérebro, que controla quase todos os aspectos da atividade humana. Ao contrário dos músculos, que conseguem obter energia da gordura que você consome, o cérebro necessita glicose para alimentar suas operações. Portanto, mantê-la em níveis ideais é a melhor forma de garantir que ele consiga toda a energia necessária.

Outras pessoas estão lendo

O que é normal?

Um nível saudável de glicose no sangue varia significativamente durante o dia, de acordo com William C. Shiel Jr., um editor do site MedicineNet.com. A faixa normal para alguém que acabou de acordar e ainda não tomou o café da manhã deve estar entre 80 mg/dl (miligramas por decilitro) e 120 mg/dl, e uma faixa similar seria normal antes de cada refeição do dia. Uma leitura normal duas horas após uma refeição seria ao redor de 160 mg/dl, enquanto a taxa durante repouso deve estar entre 100 mg/dl e 140 mg/dl, de acordo com Shiel.

Níveis anormais

Níveis de glicose no sangue que caem ou elevam-se significativamente, em relação às taxas definidas por Shiel, são anormais e representam um sinal para seu médico de que algo está errado. Muita glicose no sangue constitui uma condição conhecida como hiperglicemia, sendo particularmente perigosa para aqueles que sofrem de diabetes. Níveis abaixo do normal constituem a hipoglicemia, que também deve ser evitada por diabéticos.

Hiperglicemia

Diabéticos devem monitorar de perto seus níveis de glicose no sangue para evitar sintomas de hiperglicemia, que podem levar a um coma diabético ou cetoacidose se não forem controlados. Os sintomas da hiperglicemia em diabéticos podem incluir aumento da frequência urinária e sede extrema. Para pacientes com diabetes tipo 1, isso pode ser um sinal de que eles não tomaram a quantidade suficiente de insulina, enquanto para os de diabetes tipo 2 isso pode significar que os níveis de insulina estão perto do normal, mas não são tão efetivos como deveriam ser, de acordo com a American Diabetes Association. Exercícios físicos podem ajudar a abaixar os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos para taxas aceitáveis, mas não devem ser feitos se o nível de glicose for de 240 mg/dl ou superior e se cetonas estiverem presentes na urina. Se essas condições ocorrerem, deve-se procurar assistência médica imediatamente.

Hipoglicemia

Os sintomas de baixos níveis de glicose no sangue incluem ansiedade, confusão, tonturas, dificuldade na fala, fome, nervosismo, tremores, sonolência, transpiração excessiva e fraqueza, de acordo com a National Diabetes Information Clearinghouse. Os diabéticos com leituras do nível de glicose sanguínea abaixo de 70 mg/dl devem tomar imediatamente uma das seguintes medidas para aumentar a taxa de açúcar no sangue: uma colher de sopa de mel ou açúcar, três ou quatro comprimidos de glicose, 110 ml de qualquer suco de fruta ou refrigerante não diet, 230 ml de leite ou cinco a seis pedaços de doce.

Dicas para não-diabéticos

Pessoas não-diabéticas têm menor tendência de sofrer com problemas de hiperglicemia, pois os mecanismos de auto-regulação de seu corpos normalmente funcionam muito bem, mantendo o nível de glicose sanguínea abaixo do ponto perigoso. Entretanto, nos raros casos em que um não-diabético estiver sofrendo de hiperglicemia, os sintomas — urinar frequentemente e sede — podem ser os mesmos. Da mesma forma, a hipoglicemia é relativamente rara entre essas pessoas, mas vai produzir sintomas similares se os níveis de glicose no sangue estiverem anormalmente baixos. Um não-diabético com qualquer uma dessas condições deve consultar um médico imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível