×
Loading ...

O que é preciso para trabalhar com animais marinhos?

Atualizado em 21 julho, 2017

As oportunidades de emprego no campo da biologia marinha são numerosas. Geralmente, para se trabalhar com biologia marinha, é necessário fazer uma pós-graduação, além de ser recomendado que se faça uma graduação em Biologia. Sabendo os requerimentos básicos e fazendo algumas perguntas a si mesmo, você terá as respostas que precisa para saber se é a carreira ideal para você.

A biologia marinha é uma área fascinante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Formação

Uma graduação em Biologia é o mais recomendado. Algumas pessoas também cursam Oceanografia ou Zoologia. Muitos postos de trabalho requerem mestrado, e, se você deseja ser um pesquisador independente, talvez necessite de um doutorado em Biologia. A pós-graduação geralmente se dedica a uma área de especialização. Se você já tem um diploma de graduação que não é desta área, talvez precise fazer cursos extras antes de tentar uma pós ou mestrado. Várias instituições, sobretudo em áreas costeiras, oferecem cursos na área. Busque aquela que atenda melhor aos seus interesses e procure saber mais sobre os cursos e requisitos.

Loading...

Cursos

Os cursos recomendados geralmente incluem Biologia, Zoologia, Química, Física, Biometria, assim como Matemática e Estatística. Os cursos na área de ciências do meio aquático e no seu campo de estudo também são bem úteis.

Opções de carreira

Existem muitas disciplinas que você pode escolher ao estudar a vida marinha. Alguns exemplos de carreiras nesta área incluem: técnico em biologia, ictiologista, biólogo de pesca, mastozoólogo marinho, microbiologista, analista de sistemas ou matemático. Outros trabalhos na área incluem: pesquisador, biólogo de campo, observador em barco de pesca, técnico de laboratório, treinador de animais, tratador de animais, veterinário, guia para observação de baleias, naturalista, professor, cargos no serviço público, defensor dos direitos dos animais e curador de museus.

As opções carreira na área marinha são inúmeras (Handout/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Algumas questões que devem ser levadas em conta

Faça para si algumas perguntas básicas:

  1. Quais são as minhas áreas de interesse?
  2. Quais as espécies que mais me interessam?
  3. Eu quero passar mais tempo em campo ou no laboratório?
  4. De que maneira eu quero trabalhar com os animais?
  5. Onde este trabalho é necessário?
  6. Para quem quero trabalhar?

Existe um leque de opções para escolher. Muitas vezes, o local que você estuda é crucial para determinar o caminho a ser seguido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...