Mais
×

Por que eu preciso de um diodo de bloqueio no meu painel solar?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Diodos de bloqueio em sistemas fotovoltaicos servem a duas funções: podem evitar que as baterias descarreguem à noite e podem isolar células solares danificadas ou abaixo do desempenho. O último pode ser resolvido com um diodo de bloqueio ou um de derivação.

Um diodo (Image by Flickr.com, courtesy of Erik Charlton)

Função

Um diodo é um dispositivo semicondutor, uma válvula de uma via para a eletricidade. Os diodos são classificados pela corrente máxima que podem transmitir quando ligados, e pela tensão máxima que podem bloquear quando desligados. Em condições ideais, o diodo impedirá o fluxo da corrente.

Painéis sombreados

Painéis solares contêm várias células solares solares conectadas em série. Se parte do painel estiver sombreado, todas as células se tornam menos eficientes.

Diodos de derivação

Um diodo de bloqueio no painel "compensa" as células sombreadas. O diodo permite que a perda de tensão de uma célula sombreada possa ser compartilhada entre as outras, de modo que o painel funcione mais normalmente.

Descarga da bateria

À noite, ao anoitecer e ao amanhecer, a bateria produz uma tensão maior do que as células solares. Sem um diodo de bloqueio, a bateria enviará energia para os painéis, em vez do contrário. Com o tempo, isto pode descarregar a bateria.

Diodos de bloqueio

Quando a tensão da bateria é mais alta do que a do painel solar, um diodo de bloqueio desliga o fluxo. Durante o dia, o diodo de bloqueio também pode evitar a descarga da bateria causada por células danificadas. Em uma função similar à dos diodos de derivação, as células ruins são isoladas das outras.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article