Mais
×

Preciso de um material barato para fazer isolamento de som em meu apartamento alugado

Atualizado em 23 março, 2017

Os apartamentos alugados podem ser alternativas mais baratas que não exigem um compromisso a longo prazo, mas o barulho em espaços pequenos pode tornar-se um problema rapidamente. Após ler o seu contrato de aluguel, a insonorização pode ser um método excelente para resolver o problema. Esse processo consiste da adição de materiais a suas paredes, janelas, teto e piso. Esse projeto pode custar barato se você souber como fazê-lo e que materiais deve utilizar.

Um cômodo barulhento pode ser resolvido com a insonorização adequada (Comstock/Comstock/Getty Images)

Piso

Se você mora em um apartamento acima do nível térreo, é provável que você queira insonorizar o seu piso. A maneira mais econômica de fazer isso é através de um carpete bastante espesso. Você nem precisa instalá-lo, pois apenas colocá-lo sobre o chão já será o bastante. Quanto mais espesso o tapete, melhor será o resultado.

Janelas e portas

Se o proprietário do imóvel concordar, compre um selante para vedar as laterais das suas janelas e portas. Existem modelos especiais de selante, conhecidos como selantes acústicos, projetados especificamente para abafar o som. Se você estiver com dinheiro disponível, tente comprar esse produto, mas o selante tradicional também servirá. Aplique-o em todas as rachaduras e fendas existentes nas estruturas de janelas e portas. Se suas janelas possuírem vidro fino, adicionar cortinas pesadas também ajudar a prevenir o excesso de barulho.

Paredes

Existem duas opções baratas para as paredes: textura acústica ou outro tipo de camada. As texturas acústicas são acabamentos especiais em tinta capazes de abafar o som. Procure por esse material em lojas do ramo, pois ele é fácil de aplicar. Se você não tiver permissão para alterar o acabamento das suas paredes, pendure quadros grandes na parede, cobrindo o máximo possível. Além disso, você também pode prender ganchos nos topos das paredes e pendurar tecidos grossos neles. As cortinas espessas também são capazes de dificultar a passagem de som.

Teto

Assim como as paredes, o teto precisa ter sua espessura aumentada para que o som não seja capaz de atravessá-lo. A aplicação de textura acústica pode ajudar, assim como cobrir o teto com tapetes acústicos. Como as texturas, esses tapetes são projetados para abafar o som. Se você tiver acesso ao andar de cima, também coloque um carpete sobre o chão desse andar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article