×
Loading ...

O que é preciso para montar um pequeno estúdio de animação?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os métodos engenhosos e o consolidado sucesso dos animadores maverick, como Bill Plympton, Nina Paley e George Griffin, demonstraram que a indústria cinematográfica de Hollywood superestima fortemente a quantidade de recursos necessários para criar obras de animação. Além da criatividade, esse profissional do século 21 precisa apenas de algumas ferramentas para montar um pequeno estúdio e começar a produzir trabalhos de alta qualidade.

Com um pouco de dedicação e planejamento, você pode abrir um pequeno estúdio de animação (Daniel Berehulak/Getty Images News/Getty Images)

Plano de negócios

Nas palavras de Leonard Cohen, citado por Bruce Mau, "a divisão mítica entre criativos e conservadores... é um artefato charmoso do passado". Montar o seu pequeno estúdio requer, assim, como a própria produção de animação, seriedade e planejamento meticuloso. Primeiramente, imagine o seu estúdio e como ele vai funcionar e, em seguida, elabore um plano de negócios. Que tipo de trabalho vai fazer? Quem são seus clientes? Ele será uma empresa com fins lucrativos que produz comerciais animados ou vai operar como uma organização sem fins lucrativos, como as que trabalham com a criação de animação para museus e escolas? Responda a essas perguntas e muitas outras, montando um plano de negócios. Este pode ser encontrado na internet. Porém, se surgirem dúvidas, faça um curso de extensão em alguma faculdade ou contate uma unidade do SENAI mais próxima de sua casa, onde há formações que ensinam a elaborar um plano de negócios. Apesar de um sólido plano conseguir atrair investidores, os seus principais motivos são manter-se focado, organizar-se e obter uma visualização melhor do sucesso de seu futuro investimento.

Loading...

Software

Faça uma pesquisa dos softwares, levando em conta todos os aspectos da criação de animação, da pré à pós-produção. As ferramentas para pré-produção devem incluir um programa de mapeamento de ideias básico, um processador de texto — de preferência um com o mínimo de distrações possível — e um software para escrever roteiros. Algumas opções pagas são o Final Draft e o MasterWriter. Dentre os gratuitos, o LaTeX, que possui a categoria de Hollywood ou o Celtx, muito mais simples de usar, se destacam. Para a produção, escolha um bom programa de gerenciamento de projetos ou pelo menos um de roteiros, como o Celtx que inclui recursos orçamentários limitados para fazer contas e estimativas de custos. A pós-produção exige um software decente de edição de áudio e vídeo. Se o seu orçamento for limitado, procure os que sejam gratuitos ou de código aberto para reduzir os gastos. O Linux é uma boa alternativa, frente aos sistemas operacionais pagos. Muitos estúdios de animação independentes desenvolveram suas próprias versões do Linux, pelos mesmos motivos.

Hardware

O hardware que você precisa depende do tipo de animação que gostaria de criar. Por exemplo, um pequeno estúdio, focado em stop-motion e pixelização, requer uma quantidade enorme de peças de hardware para construir e fotografar personagens e sets. Todavia, um que seja voltado totalmente para as obras 2D e 3D, necessita apenas de um computador decente, com uma boa memória de processamento e também um scanner high-end para a digitalização de croquis.

Recursos humanos

O escopo dos projetos do seu estúdio vai ditar quantos colaboradores serão necessários. Para um projeto pequeno, você será capaz de realizar todo o trabalho sozinho. Tenha em mente que a produção de animação tem um investimento de tempo significativo e que contratar funcionários irá aumentar o potencial de seu estúdio de forma exponencial. Além disso, irá assegurar a sua capacidade de produzir, com sucesso, obras finalizadas dentro do prazo e do orçamento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...