O que eu preciso saber sobre tingir lençóis de cama no estilo tie dye?

Escrito por lee weal | Traduzido por marianna r. molena
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que eu preciso saber sobre tingir lençóis de cama no estilo tie dye?
Padrões tie dye podem ser coloridos ou sutis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O tingimento tie dye adiciona cores vibrantes e exclusividade à roupa de cama. Os iniciantes podem encontrar padrões tie dye em kits e online, mas muitos preferem experimentar fazer por conta própria para se familiarizar com o processo de tie dye. As cores e padrões são quase ilimitados e os resultados inesperados podem ser tão agradáveis quanto conseguir um desenho planejado.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

A maioria das pessoas que são iniciantes com o tie dye começam usando tinta regular para tecido, geralmente encontrada no corredor de sabão em pó do supermercado. Tintas especiais reativas de acordo com o tecido produzem cores mais vivas, mas os iniciantes não precisam gastar muito tempo ou dinheiro procurando os produtos específicos quando querem o modo mais prático. Você também precisa de lençóis brancos ou de cores claras, uma colher de cabo longo para misturar, vários borrifadores, dezenas de elásticos de borracha, água, vinagre e vários recipientes grandes dedicados exclusivamente a esse ofício. Não se esqueça de pegar algumas luvas de borracha também, a menos que você queira pintar suas mãos.

Técnica

A coisa mais importante para saber sobre o tie dye é que a torção e os elásticos impedem que o corante penetre totalmente no tecido. Então, torcer artisticamente, criar pregas no tecido e colocar elásticos são fundamentais para o desenho final. Deixe os lençóis planos e, em seguida, pegue partes dele, torça bem e enrole a torção com um elástico. Continue torcendo e pondo elásticos até que tenha feito isso em todo o lençol. A tinta é aplicada ou por imersão do tecido em vários banhos ou esguichando a tinta sobre o tecido a partir de borrifadores.

Espaço de trabalho

Tenha espaço de sobra para trabalhar. Fazer o tie dye do lado de fora em um gramado é o ideal, mas se você não puder fazer isso, mova a mobília para longe do caminho e cubra o chão com plástico coberto com jornal. Ou trabalhe na maior mesa disponível, cobrindo o chão abaixo de você para evitar manchas de tinta.

Dicas para um tingimento de sucesso

Para melhores resultados, use lençóis de 100 por cento algodão já que o poliéster não absorve a tinta tão bem. Lençóis que sejam de pelo menos 60 por cento de algodão podem ter sucesso no tie dye. Se você for tingir lençóis novos, lave-os algumas vezes para remover todo o revestimento aplicado pelo fabricante. A água precisa estar muito quente para dissolver a maioria das tinturas de tecido. Se a água da torneira não for suficientemente quente, ferva um pouco de água no micro-ondas ou no fogão. Quanto mais tempo os lençóis ficarem no corante, mais intensa a cor será. Deixe o produto finalizado secar antes de lavar para evitar que solte muita tinta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível