×
Loading ...

É preciso tirar a calopsita macho da gaiola quando os ovos estão eclodindo?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Assim como amantes humanos, calopsitas que acabaram de acasalar podem levar um tempo para se conhecer e se acomodar em suas funções parentais e podem brigar enquanto isso, mas não devem ser separados a menos que haja risco de lesões graves.

As calopsitas machos são bons pais (Cockatiel Karma image by Kit from Fotolia.com)

Agressão do macho

As calopsitas machos são as principais defensoras do ninho e da fêmea e confrontam pássaros maiores e outros predadores com coragem. De vez em quando, um macho inexperiente volta a sua agressão para a sua parceira, bicando-a e até mesmo afastando-a da comida e da água. Se isso acontecer, ele deve ser removido, mas mantido em uma gaiola próxima para ainda poder protegê-la, mas sem poder machucá-la.

Loading...

Quebra e ingestão de ovos

A quebra e a ingestão de ovos têm sido relatadas em cacatuas (das quais as calopsitas são uma subfamília). Se o macho estiver exibindo esse comportamento, ele deve ser removido assim que o primeiro ovo for posto.

Criação

O macho normalmente compartilha as tarefas de incubação, sentando nos ovos para deixar a fêmea comer, beber, aliviar-se e descansar um pouco. Ele continua a participar mesmo depois que os ovos eclodem e pode se tornar o pai mais ativo na hora de alimentar os filhotes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...