×
Loading ...

Qual é o predador da cobra mocassim aquática?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora as cobras mocassins aquáticas estejam no topo da cadeia alimentar, caçando outras cobras, pequenos animais, insetos e, ocasionalmente, grandes mamíferos, elas não são imunes a tornarem-se a presa de outros animais, incluindo outras espécies de cobra, tartarugas, jacarés, mamíferos e pássaros. Contudo, a maior ameaça para a cobra mocassim aquática é o homem.

As cobras mocassins aquáticas são predadoras, mas também podem ser presas de outros animais (water moccasin image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Sobre a cobra mocassim aquática

A cobra mocassim aquática é uma cobra venenosa pertencente à família dos viperídeos. Elas são encontradas principalmente na parte leste dos Estados Unidos, e cerca de cinco subespécies já foram registradas. O nome "mocassim aquática" é derivado do fato de que esses animais são semi-aquáticos e são conhecidos por aproximarem-se de suas presas silenciosamente.

Loading...

Mamíferos que caçam as mocassins aquáticas

Cães, gatos, guaxinins, porcos selvagens e outros mamíferos ocasionalmente caçam as cobras mocassins aquáticas, mas o mamífero predador mais comum dela é o gambá. Eles são conhecidos por terem uma aparência semelhante à de um roedor e uma natureza feroz quando o assunto é matar suas presas. Sua imunidade ao veneno da cobra, alta velocidade e o fato de que têm mais dentes do que qualquer outro mamífero norte americano contribuem para seu status de predador de cobras mocassins aquáticas.

Pássaros

Os falcões e corujas ocasionalmente caçam essas cobras, assim como as garças. As garras e bicos afiados deses pássaros aumentam suas chances de matar rapidamente a cobra antes que ela tenha a chance de atacar.

Répteis e outras cobras

Os répteis, incluindo jacarés e cágados, frequentemente caçam as mocassins aquáticas. Assim como elas mesmas às vezes alimentam-se de outras espécies de cobras, alguns tipos de cobra, incluindo as cobras reais e as negras, ocasionalmente alimentam-se da mocassim aquática. Essa espécie também é imune ao seu próprio veneno, de forma que elas podem alimentar-se de outros animais de sua própria espécie se outras fontes de alimento não estiverem disponíveis.

Humanos

A maior ameaça e predador mais significativo da mocassim aquática é o humano. Como elas são venenosas e comumente encontradas em pântanos próximos a cidades, as pessoas frequentemente tentam matar essas cobras quando as encontram, para evitar serem picadas e mantê-las longe de suas casas e propriedades. Como as mocassins aquáticas, assim como outros animais de sangue frio, são naturalmente atraídas a fontes de calor, elas muitas vezes se aquecem em estradas, e muitas são inadvertidamente mortas por motoristas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...