×
Loading ...

Predadores do ouriço-do-mar

Atualizado em 21 novembro, 2016

O ouriço-do-mar é um invertebrado aquático. Possui um corpo espinhoso e rígido e vive no fundo do oceano. Existem cerca de 700 espécies diferentes de ouriços-do-mar no mundo. Esse animal alimenta-se da vida marinha no fundo dos oceanos, incluindo algas, peixes mortos, mexilhões, esponjas e organismos em decomposição. Ele possui uma variedade de predadores, incluindo mamíferos, peixes e até mesmo pássaros.

Os ouriços-do-mar se escondem debaixo de pedras para se proteger de predadores (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Mamíferos

Os mamíferos são considerados os predadores dominantes do ouriço-do-mar. As lontras-marinhas possuem a habilidade de mergulhar até o fundo do oceano para capturá-los. Em seguida, nadam de volta para a superfície e comem os invertebrados. Milhões de quilos de ouriços-do-mar são extraídos das áreas costais. Esses animais são uma iguaria popular no Japão, que é o mercado predominante para os mesmos.

Loading...

Peixes

Os peixes são outro tipo de predador dos ouriços e se alimentam de seu interior macio. O peixe-papagaio é capaz de quebrar o exterior rígido do ouriço com os dentes para chegar ao interior suculento. A enguia-lobo é outra espécie de peixe que gosta de se alimentar de ouriços-do-mar.

Invertebrados

Um predador dominante é a estrela-do-mar, um tipo de equinodermo. Existem mais de 2.000 espécies de estrelas-do-mar, e elas vivem em habitats tropicais e no fundo de mares frios. Os ouriços são uma presa fácil para a estrela-do-mar. Ela se alimenta ao envolver a carapaça do ouriço com seus braços, virar seu estômago de dentro para fora e pressioná-lo contra o ouriço. Isso dissolve a carapaça e a carne, permitindo acesso fácil ao interior do animal.

Pássaros

Para ouriços encontrados em águas rasas ao longo de áreas costais, os pássaros são predadores. As gaivotas, em especial, podem mergulhar e caçá-los. Esses pássaros possuem um bico poderoso que pode quebrar a carapaça rígida dos ouriços-do-mar.

Crustáceos

O ouriço-do-mar também é presa de caranguejos. Por exemplo, o caranguejo-de-coral utiliza suas grandes garras frontais para quebrar a carapaça rígida do ouriço e digerir seu núcleo macio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...