×
Loading ...

Como predizer os resultados de um cruzamento monoíbrido

Atualizado em 11 maio, 2018

Um cruzamento monoíbrido é uma técnica usada em biologia para determinar quais características serão herdadas pela descendência de dois organismos individuais. A técnica ganhou destaque com os experimentos de Gregor Mendel, um cientista do século XIX. O trabalho de Mendel com cruzamentos de ervilha mostrou que a herança de traços segue um padrão bem definido. Os cientistas mais tarde creditaram a Mendel a fundação do estudo da genética.

Instruções

Cruzamentos monoíbridos são usados ​​no estudo da genética em biologia (leaf image by laviniaparscuta from Fotolia.com)
  1. Veja um problema de cruzamento monoíbrido clássico baseado no trabalho de Mendel. Considere que as sementes esféricas são dominantes sobre as amassadas na genética das ervilhas. Use um "E" maiúsculo para representar sementes esféricas e um "e" minúsculo para representar as amassadas. Você deve prever que fração da prole deverá ter sementes esféricas se forem cruzadas.

    Loading...
  2. Suponha que cada planta-mãe é heterozigota para um alelo, ou sequência de DNA, determinando a forma da semente. Isso significa que cada planta progenitora tem a presença do alelo dominante E e do recessivo e. Use o símbolo "Ee" para representar plantas heterozigotas.

  3. Considere que a presença do alelo dominante, E, resulta em sementes esféricas na prole. Apenas as plantas homozigotas com ambos os alelos recessivos dão origem às amassadas. Use o símbolo "ee" para representar essas plantas. Note que uma planta com ambos os alelos dominantes, simbolizados por "EE", também é homozigota.

  4. Faça um quadro de Punnet para resolver o problema. Um quadro de Punnet é um diagrama usado na biologia para projetar os resultados de cruzamentos monoíbridos. Ele parece um quadrado dividido igualmente em quatro quadrados menores.

  5. Escreva os alelos para o primeiro progenitor na vertical do lado esquerdo do quadro de Punnet. Rotule-os como E1 e e1. Escreva os alelos para o segundo progenitor horizontalmente no topo do quadro. Nomeie-os como E2 e e2.

  6. Preencha os quatro quadrados, emparelhando os símbolos dos alelos que você escreveu. O quadrado no canto superior esquerdo será E1E2, o que significa que contém o alelo dominante. Os quadrados na parte superior direita e inferior esquerda serão E1e2 e E2e1, o que significa que ambos contêm o alelo dominante. O quadrado no canto inferior direito mostrará e1e2, o que significa que contém apenas alelos recessivos.

  7. Calcule que apenas um dos quatro resultados, ou 25%, produzirá sementes amassadas. Para a solução do problema, prevê-se que os resultados do cruzamento monoíbrido serão de 75% de sementes esféricas e 25% de amassadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...