Mais
×

O que é uma pré-fatura?

Atualizado em 22 novembro, 2016

Muitas transações comerciais se iniciam com um pedido de cotação, e uma pré-fatura é uma ferramenta eficaz para complementar a informação contida na cotação de preço final. A pré-fatura é essencialmente um orçamento por escrito na forma de uma fatura, indicando não apenas os preços de itens ou serviços, mas também uma descrição detalhada desses itens oferecidos pelo vendedor. A pré-fatura pode ser chamada também de fatura pró-forma ou fatura preliminar. Como o nome sugere, ela é emitida por um vendedor de bens e serviços antes que a fatura real ou final seja emitida.

A pré-fatura é essencialmente um orçamento por escrito na forma de uma fatura (Todd Warnock/Photodisc/Getty Images)

Características

A pré-fatura fornece informações abrangentes sobre o frete do produto, termos e condições de pagamento. É essencial que uma pré-fatura enviada ao exterior ofereça descrições mais detalhadas do produto do que uma pré-fatura veiculada nacionalmente. Isto porque um comprador estrangeiro pode não ter familiaridade com o produto em comparação com os compradores locais. Outras características de uma fatura pró-forma incluem nomes e endereços do vendedor e do comprador, bem como o número de referência do comprador.

Complemento

Ao contrário da fatura final, um pré-fatura não é usada para facilitar o pagamento de bens e serviços. Ela só atua como uma ferramenta informativa sobre os produtos oferecidos pelo vendedor. É aconselhável incluir uma observação complementar na pré-fatura, informando que o conteúdo do documento (a pré-fatura) é factual e preciso. Isso garante ao comprador que a informação é confiável e que ele pode tomar uma decisão de compra informada. No comércio internacional, a pré-fatura deve também indicar o país de origem do produto.

Indústria

Pré-faturas são largamente utilizadas na indústria de importação/exportação como uma ferramenta para informar o comprador sobre produtos, antes que um pedido seja feito. No setor de importação/exportação, a fatura pró-forma fornece informações ao comprador e aos oficiais de importação sobre envios iminentes e suas respectivas datas. Neste setor, o importador usa a pré-fatura para relatar as devidas transações monetárias internacionais para o governo. Nas empresas que não estão envolvidas em operações de exportação e importação, a pré-fatura serve como uma ferramenta para o comprador tomar decisões sobre a possibilidade de fazer um pedido.

Benefícios

A vantagem de elaborar uma pré-fatura e anexá-la a uma orçamento é que ela fornece aos compradores informações completas sobre todas as suas possibilidades de compra, uma vez que esse documento serve tanto como uma nota fiscal quanto como um orçamento. Os vendedores são beneficiados ao fornecerem informações completas sobre os seus bens e serviços. Os compradores ou importadores também se beneficiam, pois podem se planejar melhor para as atividades de preparação e envio das mercadorias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article