O que é a preferência do consumidor?

Escrito por kayleigh apicerno | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a preferência do consumidor?
A maior quantidade de espuma significa uma limpeza melhor? (feet in the bath foam image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

A preferência do consumidor por um produto pode enriquecer ou falir uma empresa. Se os clientes em geral gostam de um produto, ele pode ficar à venda durante anos e vender milhões de cópias. No entanto, caso a clientela rejeite um item, ele pode desaparecer rapidamente se a empresa não conseguir corrigir o problema.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Muitos clientes decidem comprar carros brancos, em vez de vermelhos ou azuis, independentemente da marca do carro, do local de montagem ou da quantidade de porta-copos. Isso é uma preferência do consumidor. Por que o branco é a cor mais popular para os carros? Alguns dizem que a cor significa pureza ou, até mesmo, tecnologia. A cor de um carro não está relacionada ao seu modo de funcionamento e, segundo essa lógica, todas as cores de carro seriam vendidas na mesma quantidade ou os fabricantes de carros somente produziriam uma única cor. Porém, não é assim que as coisas funcionam. Os fabricantes produzem vários carros - a cor branca sendo mais produzida que as outras - de qualquer cor que esteja na moda ou que seja popular no momento.

Diferenças de opinião

Às vezes, a preferência do consumidor pode gerar resultados negativos. As empresas de xampu descobriram que seus clientes associam espuma com limpeza, o que as faz acrescentar agentes espumantes aos produtos, embora a quantidade de espuma não esteja relacionada, de nenhum modo, à limpeza dos cabelos. A primeira empresa a acrescentar mais espuma à fórmula conseguiu utilizar esse fator como uma vantagem promocional e de marketing. Logo, as outras empresas seguiram a tendência, gerando uma concorrência pela maior quantidade de espuma. Infelizmente, quanto mais espuma um xampu tiver, menor será a limpeza. De acordo com o website Fox Avenue Salon, essa afirmação é verdadeira por dois motivos: "Em primeiro lugar, um xampu extremamente espumante demora muito mais para ser enxaguado, resultando no consumo excessivo de água. Em segundo lugar, com tanta espuma presente, o cabelo parece não ficar tão limpo ao fim do processo". Mesmo assim, em vez de os fabricantes educarem os clientes sobre o modo de funcionamento dos xampus, eles acrescentam produtos químicos para ajustar seus produtos à preferência dos clientes.

Como as empresas descobrem as preferências dos clientes

As empresas testam o mercado rotineiramente para descobrir do que os clientes gostam e não gostam sobre seus produtos e os produtos de seus concorrentes. Geralmente, isso é feito por um departamento de marketing interno ou por contratação de uma empresa de pesquisa de mercado terceirizada. Entrevistas telefônicas, formulários de pesquisa, questionários eletrônicos, grupos de direcionamento e fornecimento de amostras aos clientes são métodos comuns para a coleta de informações.

Exemplo de pesquisa de mercado

Esse é um exemplo popular de pesquisa de mercado: um cliente acaba de fazer compras e realizar o pagamento em um mercado local. Antes de entregar o recibo ao cliente, o operador de caixa informa que ele foi convidado a participar de uma breve pesquisa sobre sua visita. Se o cliente aceitar participar, receberá cerca de R$ 10 de desconto em sua próxima visita e concorrerá a um grande prêmio em dinheiro.

Como as empresas utilizam essas informações

Após coletar as informações, a próxima etapa de uma empresa é determinar o que elas significam. A análise das informações pode fazer com que a empresa mude sua fórmula, embalagem, cor, tamanho ou qualquer outra característica do produto. No caso da espuma dos xampus, os fabricantes podem descobrir que os clientes continuam preferindo e associando a quantidade de espuma a uma limpeza de alta qualidade e, assim, eles acabam mantendo a mesma fórmula ou acrescentam uma quantidade ainda maior do agente espumante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível