×
Loading ...

Como prender um anodo de sacrifício em um barco de alumínio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de a primeira vista parecer muito complicado prender um anodo a um barco, a "proteção catódica" que o alumínio ganha e que previne contra a corrosão galvânica do casco é sempre uma boa ideia: o anodo se deteriora no lugar dele. A escolha do anodo depende do ambiente onde você usa o barco. Se ele for usado principalmente em água doce, ele deve ser feito de zinco; se você normalmente usa o barco em água salgada, ele dever ser protegido por um anodo de magnésio.

Instruções

Preserve seu barco da corrosão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe a área onde o anodo será preso. Use uma lixadeira de mão para retirar qualquer tinta do acabamento da superfície: a chave da proteção catódica é um contato sólido e ininterrupto entre o anodo e o barco. Enxague o casco depois de lixá-lo para remover qualquer resíduo que possa interferir com o contato necessário.

    Loading...
  2. Segure o anodo junto da lateral do barco antes de fazer os furos e use um lápis para contornar os furos de instalação no anodo, marcando a posição deles diretamente no casco do barco.

  3. Faça furos de 1,3 cm no casco usando os contornos dos buracos do anodo como guia, depois segure o anodo no lugar e passe os parafusos por ele e pelo casco do barco, prendendo as porcas aos parafusos. Aperte as porcas até que o anodo esteja preso firmemente ao casco.

  4. Solde um fio à porca no parafuso usando solda de prata. O conselho americano de barcos e iates, uma organização da indústria de barcos, recomenda adicionar um "fio de união", soldado à porca e aterrado no bloco do motor do barco. Porém, existe discordância nessa ideia em diferentes publicações.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...