Como prender a atenção quando falar para um público

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como prender a atenção quando falar para um público
Confiança em seu material ajuda a instigar o público a prestar atenção (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um dos mais fortes temores em falar em público é o pensamento de que ele não se importará com seu tema ou não estará interessado em sua mensagem. Um estilo eficaz de fala pública pode prender a atenção da plateia e mantê-la interessada​​ enquanto você comunica a sua mensagem. A voz que fala suave e controlada também pode destacar informações importantes durante o discurso, fazendo com que ele seja mais informativo e atraente. Com o estilo correto de falar, você será capaz de controlar a atenção do seu público e mantê-lo preso a sua próxima palavra.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça uma gravação sua praticando o discurso e a ouça muitas vezes antes de realmente se apresentar diante de um público. Preste atenção aos seus padrões vocais e pergunte a você mesmo se soa interessante. Se encontrar partes do seu discurso que parecem se arrastar por muito tempo ou precisem de mais ênfase, faça anotações sobre essas questões e as corrija antes de gravar a si mesmo novamente.

  2. 2

    Prepare uma introdução que chame a atenção para prender o interesse do público no início do seu discurso. Faça uma pergunta, dando-lhe algo para pensar enquanto ouve seu discurso e desperta o interesse na resposta à sua pergunta. Alternadamente, comece seu discurso com uma anedota, dizendo a seu público parte de uma história para ajudá-lo a entender a perspectiva que você está tomando em seu discurso.

  3. 3

    Levante e abaixe o som da sua voz para enfatizar pontos importantes e manter o seu público interessado em suas informações. Evite flutuações de voz em um padrão específico, levantando-a apenas em seus pontos mais importantes e não em intervalos aleatórios durante seu discurso. Fale naturalmente, mas use variações de voz como um marcador verbal, instruindo seu público a prestar atenção aos pontos mais altos e marcá-los como importantes em suas anotações.

  4. 4

    Flutue o tom da sua voz ao falar, mas fique dentro do seu alcance natural de voz. Levante e abaixe o tom durante o discurso, evitando uma comunicação monótona. Note que o tom da sua voz deve mudar em conjunto com seu nível do som, seja baixando ou subindo, conforme você falar mais alto, ressaltando ainda mais a informação importante em seu discurso.

  5. 5

    Use gestos para prender a atenção do seu público, mas evite qualquer coisa exagerada. Não gesticule sobre seus ombros e nem faça movimentos impróprios com as mãos. Mantenha seus gestos controlados, utilizando-os para reforçar seu ponto de vista, não para não distrair o público dele.

  6. 6

    Insista em usar um microfone, permitindo que você fale com um tom de voz mais de conversa durante seu discurso, garantindo que todos na plateia possam ouvi-lo claramente. Segure o microfone com uma mão, permitindo que você gesticule com a outra, e alterne as mãos periodicamente durante o discurso para manter o público interessado em seus gestos variados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível