×
Loading ...

Como prender caibros em ripas de telhado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os caibros são vigas que passam exatamente abaixo do telhado de uma casa, representando o ângulo do teto. As ripas são vigas horizontais que passam um pouco acima do teto e ancoram o caibro. Quando estes dois componentes da estrutura da casa encontram-se, precisam ser ligados de forma segura para poder garantir a estabilidade e longevidade do telhado.

Instruções

Os caibros são vigas inclinadas suportando o telhado, enquanto as ripas são as vigas horizontais (new house image by Jim Dubois from Fotolia.com)
  1. Verifique o ângulo das ripas para garantir que elas estejam horizontais antes de anexá-las aos caibros. Coloque um nível de água no topo da ripa ou verifique o ângulo com um nível a laser. Se ela não sentar-se perfeitamente nivelada, corrija as alturas das paredes antes de prendê-las.

    Loading...
  2. Assegure-se de que as extremidades das ripas possam ser projetadas acima do caibro antes de prender os dois. Use uma serra de mesa para cortar o ângulo que se projeta sobre o caibro.

  3. Defina a extremidade da ripa na parte superior da parede (a outra extremidade dela deve assentar sobre a parede oposta). A extremidade cortada da ripa deve ser para cima. Coloque a extremidade entalhada do caibro na parede de modo que ele fique nivelado com a borda superior da mesma. Peça para alguém segurar ao caibro no lugar enquanto você faz a ligação com a ripa. Esses dois feixes devem ficar nivelados um contra o outro.

  4. Prenda uma âncora sísmica no lado da viga, em frente à trave. Essas âncoras são juntas com uma torção de 90° que ligam os caibros diretamente na parede.

  5. Pregue a ripa no caibro. Use pelo menos quatro pregos para essa conexão. Os pregos devem ser pelo menos uma vez e meia menores do que a profundidade das vigas do caibro e ripa. Normalmente, estas vigas são de 5 x 10 cm e a profundidade é de 5 cm. Dessa forma, os pregos de madeira devem ser de 7,5 cm.

  6. Teste a estabilidade da ligação das vigas manualmente com a palma da mão. Para uma maior estabilidade, faça uma pré-perfuração de buracos para parafusos e ancore com parafusos de madeira de 7,5 cm.

Loading...

O que você precisa

  • Nivelador
  • Serra de mesa
  • Pregos para madeira
  • Martelo
  • Furadeira
  • Parafusos para madeira

Referências

Loading ...
Loading ...