×
Loading ...

Como prender um saco de pancada em uma viga de suporte

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O saco de pancada é um equipamento crucial para qualquer programa de treinamento de boxe. Um saco de pancada tradicional é pendurado por correntes presas ao teto, mas, visto que um saco de pancada em média pesa cerca de 30 kg, ele não pode ser instalado em qualquer lugar. Em vez disso, deve ser preso a uma viga de suporte, pois normalmente apenas essas estruturas são capazes de suportar tanto o peso do saco quanto os choques de pancadas repetidas.

Instruções

Repare nas vigas expostas acima dos sacos de pancada (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha cuidadosamente a área onde você deseja instalar o saco de pancada. Idealmente, deve haver espaço para o saco balançar e para você poder se movimentar livremente em torno dele. Movimente-se em torno de um saco de pancada imaginário para ter uma ideia do espaço necessário. Assim que tiver definido o lugar certo, escolha uma parte da viga logo acima.

    Loading...
  2. Escolha a broca certa para o furo que você precisa fazer. A viga pode ser de madeira ou metal, e é necessário uma broca diferente para cada um desses materiais. O tamanho da broca deve ser correspondente ao parafuso de olho que você usará para prender o saco de pancada. O tamanho do parafuso, por sua vez, é definido pelo tamanho do saco. Para um saco de 35 kg, use um parafuso que suporte pelo menos 45 kg, dando uma margem para o choque que o saco receberá.

  3. Suba em uma escada e faça um furo guia no meio da viga de suporte.

  4. Coloque o parafuso de olho no furo. Insira uma arruela de metal no lado com rosca do parafuso até encostar na viga de suporte. Rosqueie uma porca no parafuso o máximo possível com os dedos. Aperte-a com firmeza usando uma chave inglesa ou um alicate.

  5. Peça a um assistente para levantar o saco de pancada enquanto você pendura a primeira corrente de suporte em um dos ganchos em forma de S do saco. Passe as correntes pelo olho do parafuso e, em seguida, prenda a corrente ao gancho em forma de S do lado oposto. Repita com o gancho do outro lado.

Loading...

Dicas

  • Um acessório útil para o uso de um saco de pancada é uma mola específica, que absorve um pouco do choque e controla seu balanço. Se você usar uma mola, prenda-a no olho do parafuso e, em seguida, prenda as correntes do saco na mola.

Aviso

  • Não pendure um saco de pancada em uma viga que não aguente seu peso. Caso você não tenha certeza, não arrisque. Apesar da maioria das vigas de madeira suportarem um saco de pancada de 35–45 kg, um saco de 90 kg pode destruir a viga a longo prazo.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Escada
  • Parafuso de olho com arruela e porca
  • Chave inglesa ou alicate

Referências

Loading ...
Loading ...