Preparação das azeitonas após a colheita

Escrito por linda strader | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Preparação das azeitonas após a colheita
Os seus amigos ficarão impressionados quando disser que você conservou as suas próprias azeitonas (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

As oliveiras são valorizadas por seu tom escuro em climas quentes e áridos, mas muitos não gostam delas por fazerem muita bagunça quando as azeitonas já maduras caem do pé sobre as calçadas e entradas de garagem. Você pode reduzir a bagunça e o gasto com a compra de azeitonas colhendo, salgando e guardando os frutos da sua oliveira.

Outras pessoas estão lendo

Preparando as azeitonas para a conserva

Colha as suas azeitonas, apanhando e separando as verdes ou as maduras. Coloque-as em um balde grande e lave-as bem com água fria. A ideia é remover fezes de pássaros e retirar quaisquer azeitonas que estejam danificadas ou apodrecendo.

O processo de lixívia

As azeitonas precisam ser embebidas em lixívia (solução alcalina à base de soda com carbonato de sódio), um processo que remove o gosto amargo e as deixa mais macia. Coloque as azeitonas em jarros ou potes grandes e lembre de usar luvas de borracha ao misturar a solução de lixívia, usando três colheres de sopa de lixívia em escama para três litros de água. Coloque uma tampa em cada jarro ou pote, mas não de forma que fique muito fechado. Você também pode usar um pano queijeiro sobre as jarras. Deixe descansar por três dias, misturando algumas vezes usando uma colher de madeira. Para verificar se o amargo já foi eliminado, tire uma azeitona, corte-a e a enxague por completo. Prove-a para ver se ela está amarga. Se estiver, mantenha-as imersas na solução por mais dois dias. Quando o teste for positivo, derrame a solução de lixívia e enxágue as azeitonas duas ou três vezes durante uma semana ou mais.

O processo de conserva

Depois de ter deixado as azeitonas de molho na lixívia, você já pode começar o processo de conserva, que envolve mergulhar as azeitonas na água com sal. O processo não é complicado, mas envolve algum tempo e paciência. Misture 100 gramas de sal em três litros de água e despeje essa mistura sobre as azeitonas e deixe descansar por três dias, misturando uma vez por dia. Depois, coloque a solução de salmoura e misture uma nova com 200 gramas de sal para três litros de água. Despeje essa nova solução sobre as azeitonas e deixe descansar por cinco a seis dias, misturando diariamente. Em seguida, jogue a solução fora.

Armazenando as suas azeitonas

As azeitonas podem ser armazenadas em jarros por cerca de seis meses em um local fresco e ao abrigo de luz. Para guardar as azeitonas, coloque-as em um frasco de conserva de um litro. Misture outra solução salobra, dessa vez com 400 gramas de sal para três litros de água. Se você deseja temperar as azeitonas, adicione dentes de alho, especiarias ou endro em cada jarro. Despeje a solução sobre as azeitonas e feche completamente.

Servindo as azeitonas

Antes de comer as azeitonas, você vai precisar removê-las da salmoura e mergulhá-las em água fria por 24 horas. Armazene as azeitonas na geladeira depois desse processo e consuma-as dentro de uma ou duas semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível