Preparação de conserva de vagem em água quente

Escrito por patricia telesco | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Preparação de conserva de vagem em água quente
Vagens frescas são uma excelente opção para um picles caseiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você cultiva seus próprios vegetais, as vagens podem fazer parte de seu jardim. Uma vez que elas crescem em treliças, aproveitam espaços de forma eficiente e são ótimas em uma grande diversidade de receitas deliciosas. Para aqueles que desejam preservar o sabor da vagem fresca, a conserva feita com água quente é uma opção que vem com uma advertência. Fazer picles é o único método seguro para a conserva de vagens em água quente sem o uso de uma panela de pressão. O fator crocante natural do picles obtido no final agrada muita gente.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo as vagens

Quando se escolhe vagens de seu jardim ou do mercado para se fazer conserva, procure as que estão totalmente maduras e frescas. Verifique se não há sinal de pestes ou doenças e pegue somente as mais saudáveis. Se você não tiver certeza da quantidade que precisará, uma boa regra geral é: 220 g de vagens frescas rendem aproximadamente 1 litro de picles.

Preparação de conserva de vagem em água quente
Procure vagens frescas e saudáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Preparação dos potes

Se você não tiver potes para conserva, poderá comprá-los em supermercados ou locais específicos. Se já tiver os potes, arranje tampas novas para garantir a qualidade e segurança do alimento. Esterilize os potes, tampas e lacres no ciclo de esterilização de uma lava louças ou usando água quente em uma pia limpa. Quando fizer o procedimento na pia, deixe os potes na água quente até você estar pronto para enchê-los.

Preparação de conserva de vagem em água quente
Esterilize os potes em água quente (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Vagens prontas

Enxague as vagens em água fria, corte suas extremidades e deixe-as em uma vasilha com água; adicione uns cubos de gelo enquanto as corta no tamanho que deseja. Quando cortar, lembre-se de que você deseja deixar 2,5 cm de espaço em seus potes. Coloque as vagens nos potes.

Preparação de conserva de vagem em água quente
Deixe as vagens em uma vasilha com água fria (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Princípios básicos do preparo de picles

De acordo com a Penn State Cooperative Extension, você precisará de 4 dentes de alho, um pouco de ervas aromáticas, 1/4 de xícara de sal para conservas e 2 1/2 xícaras de água filtrada e de vinagre branco para, aproximadamente, 1 quilo de vagens. Se desejar condimentar um pouco, adicione 1/2 colher de sopa de flocos de pimenta caiena. Coloque dois maços de ervas aromáticas e dois dentes de alho para cada litro de pote. Aqueça o sal, a água e o vinagre até o ponto de pré-fervura. Despeje esta mistura nos potes até que sobre um espaço de 0,5 cm entre o líquido e a boca do pote. Enxugue as bordas.

Preparação de conserva de vagem em água quente
Use alho e ervas aromáticas em seus picles (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Processamento

Coloque as vagens em água quente. Certifique-se de que a água cubra os potes completamente. Deixe os potes em água fervente por 10 minutos. Use um pegador para retirar os potes e colocá-los em uma superfície para esfriá-los. Você ouvirá as tampas "estalarem" dentro de alguns minutos. Este som indica que os potes estão selados. Um segundo modo de checar é pressionar o centro das tampas após o esfriamento das vagens. Estas não devem ceder. Se estiver tudo bem, suas vagens estão prontas para serem estocadas.

Preparação de conserva de vagem em água quente
Use um pegador para retirar os potes da água quente (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível