Preparação do solo para samambaias

Escrito por faith mcgee | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Preparação do solo para samambaias
Evite plantar as samambaias em solos de barro compactados (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Jardins repletos de samambaias proporcionam um visual parecido com o da época em que os dinossauros vagavam pela Terra. Apesar de existirem há milhões de anos, suas necessidades vitais devem ser atendidas para que prosperem. Elas adoram solos férteis e ácidos, ambientes bem úmidos e áreas com muita sombra. O jeito mais fácil de matar uma samambaia é plantá-la em um solo despreparado. Mantenha sua planta saudável preparando bem a área antes de transplantá-la.

Outras pessoas estão lendo

pH do solo

As samambaias preferem solos com pH entre 5,5 e 6,5. Quando cultivadas fora dessa variação, elas não conseguem absorver os nutrientes do solo. Para testar o nível de pH, cave um buraco de 8 a 10 cm na área de plantio. Colete 1/2 xícara de chá de terra do fundo do buraco. Envie a amostra para uma empresa especializada. Espere três semanas pelos resultados. Solos com pH abaixo de 5,5 devem receber calcário dolomítico; se maior que o ideal, enxofre elementar deve ser espalhado pelo local do plantio.

Ervas daninhas

As ervas daninhas disputam com as samambaias os nutrientes do solo e a luz do sol. Pestes como cochonilhas, pulgões e insetos de escala e ácaros se desenvolvem com o crescimento das ervas daninhas. As samambaias são sensíveis a pesticidas, por isso, é importante remover quaisquer plantas que sejam ambientes hospitaleiros para insetos. Jardineiros devem removê-las usando um herbicida que contenha um pouco de resíduo do solo. Os que possuem glifosato são usados para esse tipo de remoção. Borrife o produto nas intrusas em dias secos e sem vento. Evite atingir outras plantas com o herbicida.

Nutrientes

Os jardineiros devem pensar sobre o lugar em que as samambaias evoluíram no momento da preparação da área do plantio. Essas plantas se desenvolveram nas copas densas de árvores, em florestas. Folhas e outros materiais orgânicos se espalharam pelo chão, entraram em decomposição e adicionaram nutrientes ao solo. Para reproduzir o ambiente preferido das samambaias, remova 45 cm de terra da área de plantação. Misture uma parte de areia grossa, uma de turfa de musgo e outra de composto orgânico. Espalhe a mistura nos primeiros 30 cm de solo. Acrescente 15 cm de composto até o topo.

Tolerância e fronteiras

As samambaias não toleram serem pisadas. Para evitar pisar em folhas frágeis, os jardineiros devem instalar calçadas ou vias em torno das plantas. Além disso, plantá-las à margem da grama não é uma boa ideia. Um movimento errado com o cortador de grama pode destruir uma samambaia. Acidentes desse tipo são impedidos pela instalação de um cercado ou canteiros que separem o gramado das samambaias. Camadas de húmus em torno das samambaias oferecem proteção adicional contra o crescimento de ervas daninhas e outras plantas que violem a área de cultivo da samambaia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível