Preparando contrapiso de concreto para receber piso de madeira

Escrito por cleveland van cecil | Traduzido por luciana ferraz
Preparando contrapiso de concreto para receber piso de madeira

É preciso preparar o contrapiso para que o piso de madeira fique reto

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Instalar piso de madeira pode dar elegância e robustez para uma casa que esteja precisando de uma reforma. Ter contrapiso de madeira na casa apresenta alguns desafios para a instalação deste piso. O preparo é necessário para que o novo piso fique reto e continue assim.

Outras pessoas estão lendo

Nivelamento

Antes de instalar seu piso de madeira, limpe o concreto retirando toda poeira, gordura, óleo, tinta e outras impurezas. O óleo e a gordura podem danificar a madeira por baixo e soltar umidade com o tempo. Depois da limpeza inicial você precisara medir o piso usando um nível de bolha para ter certeza de que o piso está nivelado em todos os lugares. Qualquer parte do concreto que esteja elevada precisará ser lixada com o uso de uma lixadeira elétrica. Pontos rebaixados do concreto precisarão ser preenchidos. Rachaduras também precisarão ser preenchidas para assegurar a integridade estrutural sob a madeira. o concreto deve ser preenchido com concreto 3.000 psi, que suporta altos pesos. Ele deve ser liso o bastante de modo que haja apenas uma pequena variação de no máximo 0,30cm a cada 2m de concreto.

Umidade

Verifique o nível de umidade do concreto antes de instalar qualquer madeira sobre ele. Para este teste será necessário alugar ou comprar um higrômetro em uma loja de ferramentas. A leitura final deve ser menor do que 14kg a cada 10m² de concreto, ou 14% de umidade geral para evitar que o piso empene. Se o concreto mostrar que há excesso de umidade será necessário aplicar teste de cálcio, cloreto e alcalinidade de pH. Isto vai mostrar se as emissões da umidade podem causar danos à madeira. Se o teste for alto, mais do que 1,3kg de emissões em um período de 24h em uma área de 100m², e mais do que 9 no teste de alcalinidade do pH, você não deve instalar o assoalho por enquanto, pois será necessário preparar melhor o contrapiso.

Selador

Aplique um selador no concreto se os testes de umidade, cálcio, cloreto e pH estiverem acima dos limites aceitáveis. Os seladores são feitos de plástico e vão manter baixos os níveis de umidade e cálcio, protegendo a madeira do assoalho. Depois que aplicar o selador será necessário instalar sobre ele placas de compensado de 1,5cm e uma manta plástica como barreira para o vapor, ou se não precisar de selador, aplique as placas e a manta diretamente no concreto. O piso pode ser pregado ou parafusado neste material.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media