Mais
×

Preparando-se para uma mastectomia

Uma boa preparação vai ajudar a acalmar seus nervos antes de uma mastectomia
Siri Stafford/Photodisc/Getty Images

Introdução

Como você, eu tomei a difícil, mas sensata decisão de me submeter a uma mastectomia. Essa experiência me ensinou que, para uma recuperação bem sucedida, ter uma boa preparação é fundamental. Por isso, separei 14 dicas importantes, desde o que fazer e o que comprar nas semanas que antecederem a cirurgia, conversas importantes com os médicos até pequenas compras úteis. Quanto mais preparada você estiver, mais fácil será o seu processo de cura! Para mais orientações de preparação para uma mastectomia, visite meu blog em www.tickingtimebombsblog.com.

Rachel Horn

Compras necessárias: um sutiã próprio para a mastectomia

Um sutiã apertado, macio e com ganchos na frente será seu melhor amigo nas primeiras semanas após a mastectomia. Se você estiver usando uma gaze ou ataduras sobre o local da cirurgia, um sutiã apropriado vai ajudar a manter tudo no lugar. Caso queira usar algodão ou formas de silicone, esse sutiã tem bolsos especiais para essas próteses. Muitos deles são vendidos com bolsos de drenagem e você também pode encontrar camisolas próprias para quem fez mastectomia, se você prefere um estilo mais longo. Considere comprar dois sutiãs para não ficar sem quando tiver que lavá-los.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Compras necessárias: bolsos de drenagem e alfinetes de segurança

Ao acordar da mastectomia, você já estará com dois ou mais drenos para remover o acúmulo de fluido. Provavelmente, ainda ficará com eles por, pelo menos, dez dias, portanto os bolsos de drenagem (pequenas bolsas de tecido com velcro ou ganchos que se prendem à maioria dos sutiãs e camisetas) são um bom investimento. Basta colocar a bolha do dreno no bolso e seguir em frente sem se preocupar com o dreno. Também são práticos os alfinetes grandes de segurança com os quais pode fixar seus drenos no interior de sua roupa.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Compras necessárias: blusas abotoadas com bolsos

A mastectomia reduzirá temporariamente a amplitude de seus movimentos, o que dificultará levantar os braços acima da cabeça. Para evitar situações constrangedoras com as roupas, compre camisas e jaquetas abotoadas ou com zíperes. Uma camisola de seda com botões será mais fácil de vestir, roupas fechadas com botões até o colarinho são uma boa opção se você precisar sair de casa. Agasalhos, roupões e pijamas são baratos e aconchegantes e você terá os bolsos para esconder os drenos. Lembre-se de comprar blusas em um tamanho maior do que o habitual para ter espaço para os drenos e poder lidar com o possível inchaço da mastectomia.

Rachel Horn

Compras necessárias: travesseiro em forma de cunha

Suas primeiras noites em casa ao sair do hospital poderão não ser divertidas, então se prepare comprando um travesseiro de espuma em forma de cunha. Após a mastectomia, é aconselhável dormir em um desses e se levantar da cama (mesmo para mudar de posição) será um desafio. O travesseiro em cunha, especialmente um que vem em conjunto com um travesseiro de joelho e um descanso de cabeça, que proporciona um sono mais relaxante e confortável. Você vai querer se sentar para ler ou assistir TV e o ângulo facilitará para você sair da cama.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Seria bom ter: meias felpudas

Quartos de hospital são tradicionalmente frios e, após a cirurgia, você sentir dificuldades de cobrir seus pés com um cobertor. Assim, meias felpudas irão manter seus pés aquecidos e, se você encontrar um par em uma cor ou padrão brilhante, elas acrescentarão um pouco de animação para um quarto de hospital tão monótono. Compre um par (ou dois, ou até três!), com revestimento antiderrapante na parte inferior, afinal, você não vai querer escorregar e deslizar pelo hospital!

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Seria bom ter: brilho labial

Seu médico dará instruções específicas sobre o que fazer no dia anterior a sua mastectomia. Provavelmente, você será informada para não comer e beber (até mesmo água!) a partir da meia-noite antes da cirurgia. Ao acordar da anestesia, estará com muita sede e sua garganta e boca vão ficar secas. Seu médico determinará quando poderá ingerir líquidos, mas um batom hidratante vai disfarçar os lábios secos e ajudá-la a se sentir mais confortável. Opte por um batom sem sabor, para evitar náusea por causa de aromas.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Seria bom ter: lenços umedecidos

Para evitar uma infecção desagradável, o seu médico provavelmente irá aconselhá-la a não tomar banho pelo menos por alguns dias após a mastectomia. A fim de se sentir limpa, parecer fresquinha e cheirosa, compre alguns pacotes de lenços umedecidos, que são descartáveis, ​​grossos e fáceis de usar e limpam eficientemente. Alguns podem ir ao micro-ondas, se você preferir que fiquem quentinhos. Caso não encontre lenços descartáveis ​​de banho, lenços umedecidos para bebês também funcionarão.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Lista do pré-operatório: conversa com seus médicos

Se você tem alguma alergia ou reações indesejáveis ​​a medicamentos, bem como quaisquer perguntas específicas sobre a sua medicação, certifique-se de alertar sua equipe médica, pelo menos, um dia antes da cirurgia. Algumas pessoas, por exemplo, respondem à anestesia mais intensamente do que outras. Se você estiver sentindo náuseas, peça medicação anti-náuseas. Você também pode discutir com o seu médico sobre o tipo preferido de analgésico que você prefere e se deve tomar laxantes para prevenir a constipação, como resultado da medicação.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Lista do pré-operatório: alguém para ajudar em casa

Os médicos e enfermeiras terão grande cuidado com você durante a sua estadia no hospital, mas, assim que receber alta, o acompanhamento é de sua responsabilidade. Certifique-se de ter alguém (marido, pai, filho adulto ou amiga íntima) para ficar com você na primeira semana em casa. Eles poderão ajudá-la a se mover ao redor da casa, preparar refeições, controlar a medicação e lavar a roupa enquanto você está se recuperando.

Jupiter Images/Comstock/Getty Images

Lista do pré-operatório: entre em contato com amigos e familiares próximos

É importante poder contar com amigos e familiares que moram nas proximidades em razão de sua cirurgia e das limitações físicas decorrentes. Você não poderá dirigir por, pelo menos, dez dias após a mastectomia (algumas pessoas esperam mais de um mês antes de pegar no volante). Você não vai querer ficar sozinha em casa quando realmente precisar de algo, como um retorno ao consultório médico ou buscar uma receita na farmácia. Deixar as pessoas cientes com antecedência tornará mais fácil receber ajuda em alguma situação difícil.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Lista do pré-operatório: reorganize a mobília

Mesmo que você passe alguns dias no hospital após a mastectomia, ao voltar para casa, sua mobilidade ainda estará limitada. É importante adaptar sua casa para que você possa se deslocar entre os cômodos facilmente. Então, faça isso com antecedência. Mova uma grande mesa de cabeceira ou mesa ao lado de sua cama, onde quaisquer necessidades (medicamentos, telefone, computador, livros) possam ser facilmente alcançados e onde alimentos e bebidas possam ser colocados. Escovas de dente, creme dental e outros itens essenciais de rotina devem ser retirados de prateleiras altas e lanches, copos e pratos devem estar facilmente acessíveis.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Lista do pré-operatório: arrume seu cabelo de forma adequada

Na noite anterior à mastectomia, tome um longo banho quente e lave bem o cabelo - você não poderá fazer isso sozinha por um tempo! Se o seu cabelo é longo, faça um penteado prático, como tranças apertadas que manterão o cabelo fora do seu rosto e permanecerão intactas pelo menos por alguns dias após a cirurgia. Se você tem cabelo curto, abuse dos lenços - apenas cuide para não usá-los muito apertados.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Lista do pré-operatório: hidrate-se

Nos dias que antecederem a sua mastectomia, beba muita água. Uma boa hidratação é essencial para a cura e você não sabe como seu corpo reagirá após a cirurgia: a anestesia poderia deixá-la enjoada e incapaz de reter líquidos ou os analgésicos podem fazer desestabilizar seu aparelho digestivo. Estar bem hidratada desde o início ajudará nessas questões. Apenas lembre-se de seguir as instruções de seu médico do que comer e beber antes da mastectomia.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Lista do pré-operatório: faça uma festa!

A mastectomia é uma cirurgia séria que pode trazer várias mudanças e ajustes na sua vida. Antes disso, separe um tempo para fazer uma celebração para você. Se gosta de um jantar mais tradicional ou se prefere uma festa radical, pense em juntar os amigos uma ou duas semanas antes da cirurgia. Assim, poderá ficar mais tempo com eles antes que fique ausente por um tempo e você pode se surpreender com quanto esse apoio vai ajudar a lidar com as emoções que estiver experimentando. Divirta-se, porque você merece!