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Como preparar açaí na tigela

O açaí nada mais é do que uma saborosa frutinha roxa e arredondada, típica da Amazônia brasileira. Na região Norte do País, a fruta é consumida de várias formas, que vão de tapioca ao prato de açaí com farinha de mandioca e peixe assado. No resto do Brasil, a receita da fruta que mais se popularizou é o açaí na tigela. Além de ser um alimento rico em proteínas, ele possui boas fontes de vitaminas B e C. Isso sem contar a presença de antioxidantes que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo como um todo e a prevenir doenças. Aprenda a fazer o tradicional açaí na tigela e bom apetite.

Instruções

O açaí na tigela com granola é uma receita tipicamente brasileira (diogoppr/iStock/Getty Images)
  1. O primeiro passo para preparar o açaí na tigela é preparar a polpa da fruta. Ela pode ser encontrada em supermercados ou mesmo em feiras, na forma congelada. Se preferir, também é possível preparar a receita com a fruta in natura.

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  2. No liquidificador, bata primeiro as bananas cortadas em pedaços junto com o xarope de guaraná. Antes de inserir a polpa do açaí, é importante que as bananas sejam processadas.

  3. Em seguida, adicione a polpa (ou a fruta) no liquidificador.

  4. Bata por cerca de dois minutos ou até a mistura formar um creme totalmente homogêneo de cor roxa. Tenha cuidado para não bater a polpa muito tempo no liquidificador. Caso contrário, a consistência do açaí fica muito líquida.

  5. Insira o creme em um recipiente e adicione granola a gosto, para acompanhar. Sirva gelado com bananas em rodela, para decorar. E pronto. Agora é só degustar o típico açaí na tigela.

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Dicas

  • É possível substituir a banana por outras frutas, como mamão papaya, abacaxi, maçã, morango ou abacate.
  • Já o xarope de guaraná pode ser substituído por três colheres de mel, açúcar ou leite condensado.
  • É possível adicionar cubos de gelo à mistura no liquidificador, se preferir.

Aviso

  • Não é aconselhável bater a granola junto com o açaí, no liquidificador.
  • Se estiver muito difícil de bater no liquidificador, mexa a polpa com o auxílio de uma colher. Mas não deixe a polpa descongelar muito, caso contrário a consistência final será prejudicada.
  • Apesar das ricas fontes de vitaminas, proteínas e minerais, o açaí possui alto valor calórico. São 350 calorias a cada 100 gramas. Portanto, o ideal é apreciar com moderação.

O que você precisa

  • 1 polpa de açaí congelada (ou 400 g da fruta)
  • 2 bananas cortadas em pedaços
  • 4 colheres (de sopa) de xarope de guaraná
  • Granola a gosto

Referências

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