Mais
×

Como preparar um assado de filé mignon inteiro

Atualizado em 17 abril, 2017

O filé mignon é um corte de carne da área do lombo do boi. Escolher o assado correto garantirá que ele fique tanto macio quanto suculento. Ele deverá ser firme ao toque e apresentar uma coloração rosa profunda. Além disso, quanto mais leve o filé, maior o grau de marmoreio (gordura intramuscular) e mais macio ele será. A melhor opção é cozê-lo por um método seco e de alta temperatura, como assado, frito ou grelhado. Ele nunca deverá ser cozido mais do que meio-passado, pois, quanto mais tempo cozinha, mais duro e seco ele fica.

Instruções

Filé mignon cai bem com qualquer acompanhamento (fillet mignon image by Trevor Allen from Fotolia.com)
  1. Deixe o filé mignon atingir a temperatura ambiente, antes de cozinhá-lo. Pré-aqueça o forno a 250° C. Dessa forma, cozinhe a carne o mais rápido possível, para preservar os sucos presos no interior do filé.

  2. Coloque o lado da gordura voltado para cima, em uma assadeira grande. Esfregue-o generosamente com azeite de oliva e tempere-o com sal e pimenta. Além disso, pode-se temperá-lo com uma colher de sopa de tomilho, estragão, alho, louro, manjericão ou manjerona.

  3. Coloque a carne no forno. Cozinhe um assado de 1,4 kg por 15 minutos ou por 20 minutos, se ele tiver cerca de 2,3 kg. Reduza a temperatura para 180° C e deixe-o cozinhar de 20 a 25 minutos adicionais. Insira um termômetro para carnes no centro do assado, para determinar quando ele estiver no ponto desejado: 52° C para mal-passado ou 57° C para meio-passado.

  4. Remova o assado do forno e cubra-o com papel alumínio. Deixe-o descansar por 15 minutos, para que os sucos possam aderir à carne, antes de fatiá-la.

  5. Sirva com os sucos da assadeira ou um molho a gosto. Não escolha um molho muito forte, pois ele disfarçará o sabor do filé.

O que você precisa

  • Assadeira grande
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta
  • Temperos
  • Papel alumínio
  • Termômetro para carnes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article