×
Loading ...

Como preparar bacalhau dessalgado

Historicamente, o bacalhau chegou ao Brasil junto com os portugueses e se tornou, desde então, uma iguaria servida como prato diferenciado, especialmente em ocasiões festivas. Esse peixe saboroso foi descoberto pelos portugueses, durante as Grandes Navegações do século 15, quando foi incorporado aos hábitos alimentares dos nossos patrícios. Basicamente, trata-se de um tipo de peixe muito comum em mares de águas frias. A carne branca que se desfaz em lascas é ideal para pratos como o bacalhau gratinado ou mesmo a versão do peixe cozida em postas com batatas. Mas, antes do preparo, é preciso dessalgar o peixe.

Instruções

O bacalhau gratinado é uma boa pedida para ocasiões especiais (Eising/Photodisc/Getty Images)
  1. O primeiro passo para dessalgar o típico bacalhau é separar a quantidade do peixe que será cozinhada. Depois disso, lave o peixe em água fria e corrente. Esse processo ajuda a retirar o excesso de sal que fica na crosta da extremidade do peixe.

    Loading...
  2. Em seguida, retire a pele do peixe e, se preferir, as espinhas também. Corte em bife ou em postas, dependendo do tipo de receita que será preparada.

  3. Coloque o peixe em um recipiente fundo. Então, cubra-o com água fria, coloque pedras de gelo e deixe de molho, dentro da geladeira.

  4. O processo de dessalgue ocorre com a constante troca da água que cobre o bacalhau. O tempo pode variar, dependendo do tipo de corte do peixe. O bacalhau desfiado leva cerca de 6 horas para dessalgar, enquanto que o bacalhau em postas leva pelo menos 24 horas para dessalgar. De todo modo, uma boa estratégia é trocar a água do recipiente a cada seis horas.

  5. Depois desse tempo, será preciso verificar se o dessalgue está completo. Para isso, prove um pouco da água que cobre o peixe ou experimente uma lasquinha da carne do bacalhau. Se sentir que o peixe está no ponto do dessalgue, é hora de retirar toda a água, para começar a receita.

  6. Agora basta preparar a receita de sua preferência. Entre as mais tradicionais estão: bacalhau ao forno, bacalhoada, peixe grelhado e bacalhau gratinado. De modo geral, o peixe combina bem com arroz branco (ou arroz integral), salada e batatas assadas. Já para acompanhar, um bom vinho tinto é uma boa pedida.

Loading...

Dicas

  • É importante determinar o tipo de peixe mais adequado para a receita que será feita. Se for fazer bolinho de bacalhau, o ideal é escolher um tipo de bacalhau mais seco. Já se a receita for bacalhau grelhado, o mais apropriado é escolher um peixe com carne mais branca.

Aviso

  • Na hora de comprar, observe se o peixe está duro e com a carne firme. Evite peixes que tenham partes moles ou com manchas escuras, vermelhas ou pele rachada. Esses são sinais de que o peixe não está fresco.

O que você precisa

  • Bacalhau a gosto
  • Água corrente e fria
  • Pedras de gelo

Referências

Loading ...
Loading ...