Mais
×

Como preparar camarão seco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando desidratado sob o sol, o camarão fica com o tamanho aproximado de uma unha de um dedo polegar. Particularmente popular na culinária asiática, especialmente na tailandesa, esses pequenos crustáceos conferem um sabor delicioso a diversos pratos. Eles também são populares na culinária do Sul dos Estados Unidos, principalmente em Louisiana, usados nos tradicionais e nutritivos gumbos de frutos do mar da culinária Cajun. Cozinhá-los ou prepará-los de forma inadequada pode resultar em camarões muito duros e, muitas vezes, não comestíveis. Siga os passos abaixo para preparar essa refeição corretamente.

Instruções

O camarão ressecado é considerado uma iguaria em muitos países (Jupiterimages/Photodisc/Getty Images)
  1. Visite um mercado que venda alimentos asiáticos para encontrar esse tipo de camarão. Normalmente, ele é vendido pré-embalado ou a quilo. Em algumas cidades, é possível encontrá-los em supermercados e lojas de conveniência.

  2. Retire o camarão da embalagem e lave-os. Muitas vezes, esses crustáceos não são lavados antes de serem desidratados e embalados. Despeje-os em um escorredor e use as mãos para agitá-los sob água morna, removendo sujeiras, areia e outros compostos não comestíveis.

  3. Encha uma tigela grande com água e deixe o camarão de molho por pelo menos dez minutos. Algumas receitas requerem que o crustáceo seja deixado de molho por algumas horas ou durante a noite. Isso serve para hidratá-lo, evitando que ele fique duro e com a textura emborrachada, como já dito anteriormente.

  4. Use o camarão de acordo com as orientações da receita. Nos gumbos, eles são normalmente adicionados quando o caldo na panela começa a ferver. Nesse caso, o camarão praticamente é dissolvido no líquido quente, conferindo-lhe um sabor salgado característico. Na maioria dos pratos asiáticos, eles são fritados em uma panela wok ou moídos em pequenos pedaços antes de serem servidos em um prato tradicional, como o "pad thai".

O que você precisa

  • Escorredor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article