×
Loading ...

Como preparar o chão para aplicação de concreto

Atualizado em 17 abril, 2017

Os pisos de concreto proporcionam conforto para um ambiente, ou espaço de trabalho, e podem suportar equipamentos pesados ​​ou instáveis. Eles podem ser simples, com um acabamento liso ou texturizados e, até mesmo, com acabamento falso (coloridos para parecerem pedra) para acomodar as necessidades da área. Linhas de água quente podem ser instaladas no piso para fornecer aquecimento suave indireto para o ambiente. Os pisos de concreto podem ser instalados em edifícios e áreas onde não foram incluídos quando construídos.

Instruções

Faça pisos de concreto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Preparação do solo

  1. Compacte o solo a ser concretado. Ele deve ser comprimido o suficiente para que absorva um mínimo de umidade e forneça suporte para o peso do concreto e de qualquer equipamentos que possam ficar sobre ele. A compactadora de solo funciona bem para isso, mas é operada a gasolina e por isso deve ser operada com cuidado, se for usada em uma área fechada. Use-a sobre a área até que não tenham mais desníveis sob ela.

    Loading...
  2. Abra uma vala em torno do perímetro da área a ser concretada. A trincheira deve ter de 20 a 25 cm de largura, ou, mais ou menos, a largura da pá. Os lados da trincheira tem de ser o mais vertical (prumo) possível, ter um fundo plano e cantos ​​superiores e inferiores bem definidos. Tenha cuidado para não pisar na borda da trincheira e cave-a. Use a enxada para cortá-la, removendo a maior parte do material e, em seguida, use a pá plana para nivelar as laterais e aplainar a parte inferior.

  3. Aplaine a superfície do solo. Usando o nível e a régua niveladora reta, verifique o chão para nivelamento e faça os ajustes com a pá plana. Remova o material dos pontos mais altos e deposite-os nos pontos mais baixos, até atingir uma boa média. Estique o fio de nylon, por toda a obra, no mesmo nível em ambas as extremidades e use a fita métrica para fazer a verificação final sobre o grau, ou nivelamento, do chão. Este é um bom momento para aplicar quaisquer pesticidas no solo. Espalhe a folha plástica, cobrindo completamente a superfície, até a borda interna da trincheira e corte o excesso de plástico.

  1. Corte o vergalhão com o alicate para ajustar longitudinalmente e de ponta a ponta as trincheiras. As extremidades da peça devem se sobreporem alguns centímetros para permitir espaço para uma braçadeira de aço. Coloque o vergalhões nas trincheiras e amarre as pontas. Pedras e pedaços de blocos de concreto quebrados podem ser colocados sob o vergalhão para mantê-lo fora do chão e ajudar o concreto a compactar. Não deixe que o vergalhão entre em contato com o solo do fundo ou das laterais da trincheira.

  2. Estenda a malha de aço e corte-a com um alicate para caber de ponta a ponta na trincheira. Sobreponha tiras da malha, colocando uma de cada lado. Posicione-a sobre o plástico e amarre-a a poucos metros na junção das bordas com as braçadeiras. .

  3. Alinhe a borda exterior do piso com as bordas de madeira. Se o piso estiver preso entre paredes, use as placas de 30 cm x 2 m contra cada uma delas. Caso não seja, serão necessárias placas mais pesadas de 1 x 2 m.

Loading...

O que você precisa

  • Pá plana
  • Enxada
  • Nível de 1,2 m
  • Régua niveladora 2,5 m
  • Fita métrica
  • Fio de Nylon
  • Rolo de folha plástica
  • Malha de aço
  • Vergalhões de aço de 1/2 polegada
  • Compactadora de solo
  • Braçadeiras de aço
  • Alicate
  • Placas de madeira de 30cm x 2m (ou 1x2 m)

Referências

Loading ...
Loading ...