×
Loading ...

Como preparar cimento

Não é à toa que o cimento é um dos materiais mais utilizados nos mais variados tipos de construção pelo mundo a fora. Trata-se de um material resistente, utilizado desde o Egito Antigo como um eficiente aglomerante. Isso quer dizer que o cimento é um material que atua como uma espécie de cola, unindo de forma rígida outros materiais que são "colados" nele, como tijolos, pedras ou paralelepípedos, por exemplo. Basicamente, o cimento produz uma reação exotérmica em contato com a água, ou seja, libera energia para o ambiente e, justamente por isso, funciona tão bem como cola.

Instruções

Cimento é um material aglomerante, isto é, ele atua como um tipo de cola para outros materiais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Existem vários tipos de cimento aplicados com os mais diversos fins na construção civil. Há cimentos mais resistentes a substâncias específicas, como o sulfato, presente em esgoto. Há outros que secam mais rápido e outros ainda que são preparados para aguentar temperaturas muito altas. O cimento comum é aquele que pode ser encontrado facilmente em lojas de construção.

    Loading...
  2. Comece separando o balde, que será importante para medir o material que será utilizado. Em seguida, separe um balde de cimento para três baldes de areia. Deposite-os na masseira.

  3. Em seguida, separe a cal. Ela é necessária para obter maior aderência do cimento. Adicione uma unidade de cal (no caso, um balde). Com uma pá, misture bem os três elementos. O objetivo aqui é obter uma mistura homogênea.

  4. Quando isso acontecer, é hora de adicionar água. Faça um buraco no centro da mistura e adicione a água com muito cuidado. Ela não pode cair para fora da masseira. Atenção: a quantidade de água varia, de acordo com o cimento utilizado. Siga as instruções do fabricante do cimento.

  5. Ao entrar em contato com a água, o cimento reage, liberando energia. Continue mexendo quando isso acontecer. Como regra geral, no entanto, adicione água até que a mistura esteja pastosa.

  6. O cimento está pronto para ser aplicado.

Loading...

Dicas

  • As misturas de cimento são usualmente aplicadas em superfícies externas. Se desejar múltiplas coberturas de cimento, espere cada camada secar por, em média, cinco dias. Aí sim aplique a camada posterior e assim sucessivamente.
  • A masseira pode ser substituída por alguma superfície plana, onde se possa mexer os ingredientes para formar o cimento. Para grandes quantidades de cimento, é aconselhável o uso de uma betoneira ou um tambor misturador.

Aviso

  • Importante: prepare apenas a quantidade aproximada de cimento que será utilizada. Caso contrário, a massa endurece e fica inutilizável depois de uma hora.
  • Alguns estabelecimentos já vendem a argamassa pronta para uso. Procure esse produto em lojas de construção, se não quiser fazer o cimento você mesmo.

O que você precisa

  • Masseira (ou superfície lisa para tratar a massa)
  • Cimento
  • Cal
  • Areia
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...