×
Loading ...

Como preparar coração bovino

Atualizado em 20 julho, 2017

O coração de boi é um órgão conhecido por ser magro e saboroso. A carne normalmente é fatiada e depois grelhada, frita ou usada em ensopados. Outros métodos de cozimento incluem fervê-lo, recheá-lo e assá-lo. Dependendo de como deseja prepará-lo, o tempo de cozimento pode variar.

O coração de boi pode ser preparado em grelhas (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Grelhando e fritando

Grelhar ou fritar o coração de boi requer que o cozinheiro retire os tendões e a cartilagem, para então cortar a carne em fatias de mais ou menos 5 cm. Elas então podem ser marinadas ou apenas temperadas ou, se for fritá-las, pode-se empaná-las com farinha. Para cozinhar o coração de boi em uma grelha, aqueça a chapa o máximo possível, da mesma forma que faria para grelhar um bife e, então, cozinhe o órgão por mais ou menos três minutos. Então, vire as fatias e cozinhe-as por mais três minutos adicionais. Para fritar, aqueça uma frigideira com óleo sobre fogo médio-alto e frite as tiras por mais ou menos quatro minutos. Então, vire-as e repita o processo. Se o coração estiver empanado com farinha, frite até que as peças estejam douradas em ambos os lados.

Loading...

Ferver

Ferver o coração de boi é uma forma de preparar uma base para sopas. Você também pode cozinhá-lo embrulhando-o com um morim, após remover os tendões e cartilagens, e fervê-lo por mais ou menos duas horas. Corte-o em tiras para servir. Se for fazer um ensopado, você pode fervilhar a carne por mais ou menos uma hora, junto com as verduras, legumes e temperos desejados. Remova-o da água antes de reduzir a sopa e então sirva a carne em fatias com os legumes.

Recheando e assando

Se você gostaria de rechear e assar o coração, remova a gordura e a cartilagem e então deixe a carne de molho na água fria por meia hora. Seque levemente e então aplique azeite de oliva. Uma sugestão de recheio envolve uma mistura de duas xícaras de migalhas de pão ou de biscoito de água e sal, 100 g de linguiça suína, 1/4 de xícara de cebola picada e 1/2 colher de chá de sálvia. Corte uma fenda no coração e recheie-o com essa mistura. Amarre-o com um barbante para fechá-lo, empane-o com farinha e doure-o dos dois lados em uma frigideira com óleo. Coloque o coração em uma assadeira e asse a 121°C por oito horas. Uma panela de barro também pode ser usada, sobre fogo alto, por uma hora, e então sobre fogo baixo por sete a nove horas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...