Como preparar cortes traseiros de carne bovina ou suína

Escrito por emily martinez | Traduzido por elimar dos santos
Como preparar cortes traseiros de carne bovina ou suína
As peças de carne removidas da parte traseira de um boi ou porco, como coxão mole ou lombo, são cortes magros, ou seja, possuem pouca gordura (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

As peças de carne removidas da parte traseira de um boi ou porco, como coxão mole ou lombo, são cortes magros, ou seja, possuem pouca gordura. Eles são fáceis de preparar e suculentos, se cozidos adequadamente. Tradicionalmente, são cozidos lentamente por diversas horas. No entanto, também são boas opções para preparar bifes finos ou ensopados.

Tempo de cozimento

De acordo com o site FoodSafety.gov, deve-se cozinhar a carne 30 minutos para cada 450 g. Coloque a peça no forno a 160 °C. Pode-se cozinhá-la em uma configuração mais alta, mas sua temperatura interna deve atingir 63 °C quando completamente cozida.

Cozinhando

Ao assar a carne na panela, cozinhe-a por uma hora para cada 450 g, a fim de mantê-la úmida. Você quer o assado desmanche no prato. Se cozinhar a peça por apenas 30 minutos, ela cozinhará completamente, mas apresentará uma textura seca e dura ao invés de suculenta. Verifique a temperatura interna antes de consumir o assado; a carne deve estar a 63 °C.

Panela de cozimento lento

Coloque a carne em uma panela de cozimento lento da noite para o dia ou antes de ir para o trabalho, de manhã bem cedo. Para melhores resultados, use uma peça já descongelada. Configure o aparelho em temperatura baixa, adicione água ou caldo o suficiente (de acordo com o peso da carne) e aumente a temperatura da panela duas horas antes de servir o prato. Use 1 xícara de líquido para cada 450 g de carne. Quando a temperatura interna do assado atingir 63 °C, ele estará pronto para ser servido.

Incorporando outros ingredientes

Ao prepara a carne com outros ingredientes, como para um ensopado ou refogado, deve-se cozinhá-la até que sua temperatura interna atinja 71 °C. Pode-se evitar cozinhar demais outros itens que requeiram um tempo de cozimento menor acrescentando-os ao final do preparo do prato. Por exemplo, para um refogado com vegetais, acrescente-os à panela cinco a dez minutos antes da carne estar completamente cozida.

Corte

Corte a carne em bifes uniformes. Se possível, use um fatiador portátil ou faca de açougueiro. Alguns supermercados fatiarão a peça, se solicitar. Dependendo da espessura dos bifes, pode-se fritá-los por dois minutos de cada lado. O Departamento de Segurança Alimentar e Serviços de Inspeção dos EUA recomenda cozinhar fatias de 2 cm por três a quatro minutos de cada lado.