Como preparar um currículo detalhado com portfólio

Escrito por jake damon | Traduzido por vinícius albuquerque
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Como preparar um currículo detalhado com portfólio
Aprenda a fazer um currículo detalhado com portfólio (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Embora o currículo de uma página seja o padrão no mundo dos negócios, algumas profissões, como as acadêmicas, tem como padrão um currículo mais detalhado. É importante que os que procuram emprego entendam como ele se difere do currículo tradicional. "CV" é a abreviatura de "Curriculum Vitae" ("Trajetória de Vida"), ou simplesmente "Vita" ("vida"). As convenções de um CV são muito diferentes de um currículo tradicional, primeiramente na quantidade de informação fornecida. Na verdade, até o CV mais básico pode ter de três a cinco páginas, e contém um portfólio.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Papel para currículo
  • Processador de texto (Software)
  • Impressora

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Instruções

  1. 1

    Use um papel de currículo de qualidade para seu CV e tente escolher algo que não tenha muita cor, pois não é muito profissional, especialmente em currículos acadêmicos. Prefira tons neutros, como o branco, esbranquiçado ou bege. Utilize fontes profissionais em tamanho padrão (10 ou 12 pt), tal como Times New Roman ou Arial. Deixe cerca de 2 cm de margem em todos os lados do papel.

  2. 2

    Comece o CV com um cabeçalho básico com seu nome e todas as informações de contato, incluindo endereços de email e números de telefone.

  3. 3

    No corpo do currículo, inicie uma seção chamada "Educação". Coloque todos os diplomas que possui, instituições que frequentou, datas dos períodos em que as frequentou, médias de nota nas graduações e qualquer prêmio que tenha ganhado. Lembre-se: Já que a extensão deste tipo de currículo não é um problema, inclua toda informação que precisar.

  4. 4

    Liste quaisquer áreas de especialidade que gostaria de realçar em uma seção chamada "Áreas de Especialização". O ideal é listar apenas áreas que cabem nas necessidades do trabalho para o qual você está se candidatando. Se o serviço é um posto administrativo, liste as unidades administrativas com as quais você tem experiência, tal como admissões de faculdade, administração financeira ou consultoria de mídia.

  5. 5

    Depois insira uma seção com o título "Experiência Profissional". Para cada entrada, ponha o título da posição que alcançou, as datas de quando alcançou, o nome da instituição, nome do supervisor e duas ou três frases que descrevam as obrigações da posição. Faça em cronologia reversa, começando pela posição mais recente e avançando ao passado.

  6. 6

    Continue adicionando títulos apropriados para sua disciplina. Para postos acadêmicos, uma seção "Bolsas Adquiridas" ou "Publicações" pode ser necessária. Para outros, uma seção "Certificações", "Licenças" ou "Competências Linguísticas" pode ser exigida. Lembre-se de incluir tantas categorias quanto forem necessárias para que seu possível futuro chefe tenha uma visão compreensiva de sua experiência e qualificação.

  7. 7

    Conclua o currículo com uma lista de três a cinco referências com todas informações de contato.

  8. 8

    Finalmente, reúna qualquer material que poderá auxiliar na construção do seu portfólio. Podem ser cópias de transcrições da faculdade, publicações, certificados, exemplos de trabalho ou escrita e cartas de recomendação das suas referências. O portfólio deve conter tudo o que ajudar a comprovar ou documentar as informações do seu CV.

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