Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja

Escrito por contributing writer | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
Uma igreja também deve fazer seus demonstrativos financeiros.

Uma igreja deve preparar demonstrativos financeiros para demonstrar sua condição financeira, como qualquer outro negócio com fins lucrativos. Demonstrativos financeiros típicos são: uma declaração de receitas e despesas, um balanço, uma demonstração de fluxo de caixa e um relatório de saldos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Registros financeiros para a igreja;
  • Um programa que faça planilhas.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Demonstração de receitas e despesas

  1. 1

    Prepare uma planilha para registrar uma coluna de descrições de texto mais à esquerda e três de valores para a direita.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Divida sua planilha: descrição à esquerda e valores à direita. (Kindergarten report card image by erbephoto from Fotolia.com)
  2. 2

    Resuma e subtotalize a renda do fundo geral da igreja (doações não designadas) para o período contábil a ser relatado nas demonstrações financeiras da igreja. Liste estes na coluna à direita do seu documento, sob o título "Fundo Geral." Coloque os números sumários na segunda coluna da direita. Coloque um "Total de Renda" na linha subtotal diretamente abaixo destes, com o valor subtotal na coluna da direita.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Liste as doações e descreva os valores. (income balance image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)
  3. 3

    Resuma e some as despesas da igreja para o mesmo período. Liste estes na coluna à esquerda sob o título "despesas". Coloque os números do resumo na segunda coluna da esquerda. Agrupe como despesas conjuntas, e coloque subtotais para cada grupo de despesas na segunda coluna da direita. Coloque um total de todas as despesas em uma linha separada denominada "Despesa Total", com o valor na coluna da direita.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Some as despesas e descrimine na planilha. (A businessman calculating expenses at tax time image by Christopher Meder from Fotolia.com)
  4. 4

    Calcule a diferença entre "Total de Receitas" e "Despesas Totais." Coloque este valor na coluna da direita como um item separado chamado "Renda sobre despesas".

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Some as receitas e subtraia as despesas. (A businessman calculating expenses at tax time image by Christopher Meder from Fotolia.com)

    Deonstração do fluxo de caixa e relatório de fundos.

  1. 1

    Monte todos os registros de contabilidade que mostram desembolsos de caixa e recibos de caixa para o período contábil, sendo relatado nas demonstrações financeiras de sua igreja. Verifique se todas as contas bancárias foram reconciliadas com registros contábeis da igreja.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Monte todos os registros que tenham demonstrativos financeiros. (money money money III image by imagenation from Fotolia.com)
  2. 2

    Grave um saldo de caixa inicial e, em seguida, um resumo dos desembolsos de caixa, um resumo de renda em dinheiro e, finalmente, um saldo de caixa final. Mais ou menos detalhes podem ser apresentados no fluxo de caixa, dependendo da preferência dos membros do conselho.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Você pode escolher apresentar mais ou menos detalhes. (sales report image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)
  3. 3

    Prepare um relatório de fundos, listando todos os fundos designados, um balanço inicial, o total de débitos e o total de créditos, e um saldo final de cada fundo. Um total de todos os fundos designados estará no final do relatório. O relatório também pode mostrar o saldo do fundo geral.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    O relatório exibirá todos os fundos e seus respectivos valores. (Financial decision image by Photosani from Fotolia.com)

    Balancete

  1. 1

    Prepare uma planilha para receber quatro colunas de dados - uma lista de texto com as subdivisões "Ativo", "Passivo" e "Saldo do fundo" para a esquerda - e três colunas de valores para a direita.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Demonstre o Ativo, Passivo e o saldo. (business report image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  2. 2

    Resuma e some todos os bens da igreja. Estes irão incluir todas as contas de caixa, contas de investimento e de propriedade que estão nos livros da igreja. Liste estes no "Ativo". Coloque os valores resumidos na segunda coluna da esquerda. Coloque um subtotal na linha seguinte, na coluna da direita e descrreva esta linha. Coloque um duplo sublinhado neste valor "Ativo Total"; isso representa a primeira metade do balanço da igreja.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Resuma e some todos os bens da igreja. (hands on account image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)
  3. 3

    Resuma e some todas as responsabilidades da igreja. Liste estes no "Passivo" do balanço. Coloque os números do resumo na segunda coluna da esquerda. Coloque um subtotal na linha seguinte, na coluna da direita do balanço.

  4. 4

    Liste os saldos de fundos de sua igreja na seção "Fundo de Equilíbrio". O item da primeira linha nesta seção será "Fundo Geral" - consulte seus registros contábeis para iniciar um balanço geral. A segunda linha será "fundos designados" - consiga esse valor do "Total de fundos designados", linha que fica sobre os saldos de fundos no relatório que você preparou na Seção 2. O item da terceira linha será "Renda sobre despesas." Este valor será encontrado no final da sua declaração de renda e despesas. Coloque todos esses números na segunda coluna da direita. Some-os na coluna da direita. Identifique este item "Saldo do Fundo total." Sublinhe este valor.

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    Organize os valores em suas respectivas colunas e linhas. (adding the bills image by Pierre Landry from Fotolia.com)
  5. 5

    Calcule a soma de "Passivo Total" e "Total de Fundos". Coloque a soma na parte inferior do seu balanço, na coluna da direita; Sublinhe duas vezes esse valor. Esse total deve ser exatamente o mesmo que o número em "Total do Ativo".

    Como preparar um demonstrativo financeiro da igreja
    A soma do passivo e dos fundos deve ser igual ao total do ativo. (Calculating payments image by Christopher Meder from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível