Como preparar e escrever um relatório informativo

Escrito por mark saga | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como preparar e escrever um relatório informativo
O relatório informativo deve apresentar os fatos com clareza e objetividade (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Relatórios informativos não têm um viés argumentativo. O seu objetivo é conferir fatos para que o leitor possa tomar uma decisão, não o escritor. Este deve manter uma atitude neutra ao apresentar os fatos, mas não deve poupar energia para investigar em profundidade e escrever com clareza. Uma vez que uma tese apresenta um argumento, o relatório informativo não possui um ponto de defesa necessariamente, mas precisa de um foco claro estabelecido em uma frase.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Passo a passo

  1. 1

    Saiba quem quer o relatório e por quê. Sem realizar essa análise de audiência, é difícil começar a escrever. Quando conversar com o leitor, pergunte o que motivou o pedido de relatório, qual tópico deve ser coberto e qual o formato necessário. Um relatório de laboratório será bem diferente de um relatório de livro, por exemplo, mas todos precisam de itens básicos.

  2. 2

    Reúna dados sobre o tópico. Use fontes autorizadas, como artigos acadêmicos, livros, páginas da web associadas a governos ou universidades, estudos científicos ou entrevistas. Se você mesmo coletar os dados, explique, perto do início do relatório, os métodos utilizados para criar questionários e pesquisas.

  3. 3

    Estabeleça o foco do seu relatório na última frase do primeiro parágrafo e use o restante da introdução para chamar a atenção da audiência. Cite algumas estatísticas importantes, um especialista ou conte uma piada relacionada ao tópico. Ao estabelecer o foco, você dá ao leitor e a si mesmo um guia. O leitor sabe o que esperar e você sabe o que incluir ou excluir do relatório. Exclua tudo o que não estiver relacionado ao foco.

  4. 4

    Faça a si mesmo uma lista de 5 a 10 tópicos principais, dependendo do tamanho do relatório, que são essenciais e relacionados ao foco. Dedique um parágrafo ou até mesmo uma seção do relatório para cada ponto. Desenvolva cada tópico usando citações, estatísticas, exemplos, resumos e sua própria análise e reflexão.

  5. 5

    Cite suas fontes. Se você citar ou resumir, use um dos principais estilos de referências, tais como a Associação de Letras Modernas (em inglês, MLA), a Associação Americana de Psicologia (em inglês, APA) ou Chicago, para dar créditos às fontes. Salve toda informação sobre as referências, incluindo títulos, nomes, editoras, números de páginas e datas, pois estas informações são necessárias para a maioria dos estilos de referência. Editores, professores ou gerentes diferentes podem preferir estilos diversos, então saiba qual deles é necessário para o relatório específico.

  6. 6

    Conclua salientando o ponto principal do relatório, enfatizando, com palavras diferentes das usadas na introdução, o que é importante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível