×
Loading ...

Como se preparar para o exame da OAB

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é tido como uma das avaliações mais difíceis do País. Trata-se de um teste no qual os bacharéis em Direito devem demonstrar conhecimento e capacitação para exercer a advocacia. É só ao passar no teste que os bacharéis se tornam advogados. O exame é realizado três vezes por anos em duas fases. A primeira é uma prova objetiva. Na segunda fase, os candidatos devem realizar uma prova prático-profissional. Embora o conhecimento exigido conste no currículo acadêmico das faculdades de Direito de todo o Brasil, o nível de reprovação no exame da OAB é enorme. Em 2013, 89,7% dos bacharéis em direito foram reprovados.

Instruções

O exame da OAB é uma exigência para quem deseja se tornar advogado(a) (Image Source/Digital Vision/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de estudar para o exame da OAB é realizar um planejamento de estudos. Cada estudante deve encontrar o próprio método na hora de rever os conceitos de Direito estudados durante a graduação. O importante é ter disciplina e preparar um cronograma de estudos com horários fixos e matérias que serão estudadas. Aproveite todo o tempo disponível para planejar os estudos. Assim, você fica com a cabeça mais livre para focar apenas nos conteúdos que serão abordados no exame.

    Loading...
  2. Em seguida, o estudante deverá rever cuidadosamente o material estudado durante os cinco anos de graduação. Claro que essa não é uma tarefa simples. Mas ajuda a relembrar conceitos e rever anotações de aulas para refrescar a cabeça sobre possíveis tópicos que serão abordados no exame.

  3. Se for preciso, inscreva-se em um curso preparatório para o exame da Ordem. Um cursinho extensivo tem o poder de revisar minunciosamente os conteúdos do exame. Há várias opções de cursinhos para a OAB, nas mais diversas regiões do País. Encontre o curso mais adequado às suas condições de tempo e bolso.

  4. Uma forma inteligente de aplicar os conhecimentos adquiridos é resolvendo simulados ou provas antigas da OAB. Resolver exercícios é uma maneira de fixar bem os conteúdos teóricos estudados. Além disso, exames simulados também ajudam a identificar eventuais deficiências ou brechas que precisam ser resolvidas antes da prova final.

  5. Utilize a internet a seu favor. Há à disposição uma série de sites especializados em ajudar o estudante a se preparar para a prova da OAB. Aliás, a própria internet é uma fonte inesgotável de conteúdo jurídico. Sites como o Jus Brasil e o próprio site da OAB possuem ricas e atualizadas informações, artigos e dados diversos sobre a área do Direito como um todo.

Loading...

O que você precisa

  • Planejamento de estudos
  • Revisão dos materiais da Graduação em Direito
  • Cursinho extensivo
  • Resolver simulados

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...