Como se preparar antes de fazer exercícios físicos

Escrito por renee kristi | Traduzido por ismar junior
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Como se preparar antes de fazer exercícios físicos
Preparar-se para fazer exercícios permitirá que você organize tudo o que for necessário para as atividades (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ao se planejar para fazer exercícios, talvez você dê atenção apenas aos itens relacionados às atividades em si. Se você pensa que, para fazer as atividades, você precisa apenas se concentrar na sua forma física, na intensidade dos treinamentos e em outras coisas relacionadas apenas aos exercícios, fique sabendo que a preparação pré-treinamento também é muito importante. Separe um tempo para preparar a mente, o corpo, os equipamentos e o local antes de começar os exercícios. Fazendo isso, você tirará o máximo proveito dos treinamentos.

Nível de dificuldade:
Fácil

Instruções

  1. 1

    Beba cerca de dois a três copos de água no período de duas a três horas antes do treinamento.

  2. 2

    Coma um lanche uma hora antes de começar os exercícios para obter a energia necessária para as atividades. Beba energéticos e coma barras de cereais, frutas frescas, vitaminas ou biscoitos e tome um iogurte. Evite alimentos ricos em açúcar.

  3. 3

    Use um traje adequado para a prática de exercícios: sapatos confortáveis e roupas bem ajustadas, resistentes e apropriadas -- de acordo com o clima, caso você for fazer as atividades ao ar livre.

  4. 4

    Junte os equipamentos de que você precisará durante os exercícios, como bolas, toalhas, garrafas d'água, pesos e cordas. Organize-os para que você possa carregá-los caso vá fazer os exercícios fora de casa. Se for ficar em casa, escolha o local e organize-o.

  5. 5

    Aqueça o corpo antes de começar o treinamento. Comece cinco minutos de atividades aeróbicas leves, como uma corridinha lenta para aquecer os músculos e aumentar a circulação sanguínea. Conclua a preparação fazendo alongamentos em todos os músculos. Dê preferencia para os alongamentos dinâmicos em vez dos fixos.

Dicas & Advertências

  • Os alongamentos dinâmicos exigem movimentos. Você poderá fazer uma caminhada forte, fazendo agachamentos e movendo os braços em volta do seu corpo. Isso ajudará a aquecer e aumentar a flexibilidade de músculos e articulações. Alongamentos estáticos são realizados no lugar.
  • Talvez seja necessário readaptar sua rotina pré-treino a cada dia de exercício até que você encontre a maneira mais adequada para você. Pode ser necessário aumentar, diminuir ou modificar a alimentação pré-treino, fazer um aquecimento mais longo, etc.
  • Beba água ou isotônicos para se manter hidratado durante o treinamento. Coma alimentos que contenham carboidratos e proteínas duas horas depois de terminar o treinamento. Isso ajudará na recuperação muscular e você poderá repor os nutrientes perdidos.
  • Após terminar o treinamento, esfrie seu corpo durante cinco minutos com uma atividade leve. Faça uma caminhada relaxante e suave para diminuir seu ritmo cardíaco. Por fim, faça alongamentos em todos os músculos.

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