Como congelar tahini

Existem variedades claras e escuras do tahini

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

O tahini é provavelmente melhor conhecido como o ingrediente principal do hummus, além do grão-de-bico. Ainda que o processo de preparação do tahini envolva várias etapas, a semente de sésamo é o único ingrediente. Para fazer tahini, as sementes de sésamo são mergulhadas na água por 24 horas e amassadas para soltar a sêmea do miolo. As sementes esmagadas são então colocadas em uma solução de água salgada. A sêmea afunda e os miolos são removidos da água, torrados e moídos para produzir a pasta oleosa de sésamo conhecida como tahini. Quando você compra o tahini no supermercado, ele normalmente vem com uma data de validade, mas você pode conservá-lo por mais tempo congelando-o.

Step 1

Olhe o interior de sua embalagem de tahini. Ele pode ser congelado em potes de vidros, sacos plásticos selados ou contêineres plásticos, mas o segredo é que o tahini irá se expandir levemente ao congelar, muito mais do que a água se expande quando se transforma em gelo. Deste modo, deixe ao menos 2,5 cm no topo em qualquer vasilha que você for usar. Se não tiver esse espaço, será preciso trocar a vasilha por uma maior.

Step 2

Coloque um pedaço de filme plástico sobre a boca da vasilha. Fazendo isso, você evitará queimaduras de gelo. Se estiver usando um contêiner a vácuo recomendado para congelamento, você pode pular esta etapa.

Step 3

Coloque o tahini no freezer. O alimento congelado é imune ao crescimento de bactérias, e deste modo, é quase sempre seguro para o consumo. No entanto, a qualidade do alimento pode certamente sofrer com o tempo. Considere descartar seu tahini congelado depois de um ano no freezer.

eHow Brasil
×