×
Loading ...

Como preparar guacamole

Se estiver procurando por um molho delicioso e facinho de fazer sem gastar muito, o guacamole pode ser o que você precisa. Esse molho de origem mexicana é versátil e pode ser consumido com salgadinhos, vegetais, como cobertura de um aperitivo ou até mesmo do prato principal. Com apenas alguns ingredientes simples, você pode fazer um guacamole caseiro em questão de minutos.

Instruções

É muito fácil fazer um guacamole fresquinho! (Jessie Cowan/Demand Media)

    Como preparar guacamole

  1. Escolha os melhores abacates para fazer o guacamole. Quando for comprá-los, escolha os que tiverem a casca mais escura. A fruta deve estar firme, mas macia a ponto de ceder um pouco quando você apertá-la de leve. Abacates muito duros ainda não estão maduros o bastante e resultarão em um guacamole pouco homogêneo e menos saboroso.

    Loading...
    Os abacates maduros têm a casca mais escura (Jessie Cowan/Demand Media)
  2. Corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento. Os abacates têm caroços grandes no meio, então é preciso cortá-los profundamente, até que a faca toque no caroço. Quando isso acontecer, corte em volta de todo o abacate, em um movimento circular. Separe as duas metades.

    O abacate é um dos frutos com maior teor de proteínas e vitamina A (Jessie Cowan/Demand Media)
  3. Retire a polpa do abacate com uma colher de sopa e coloque em uma tigela. Usar uma colher ajuda a remover toda a polpa com facilidade.

    São conhecidas mais de 500 variedades de abacate (Jessie Cowan/Demand Media)
  4. Faça um purê de abacate usando um espremedor de batatas. Você pode fazer o guacamole como quiser, deixando alguns pedaços da fruta ou mais cremoso. Para deixá-lo mais cremoso, misture bem a fruta, desmanchando os pedaços de abacate o máximo que conseguir.

    Tradicionalmente, o guacamole é feito com abacate, suco de limão, tomate e pimenta (Jessie Cowan/Demand Media)
  5. Adicione meia xícara de molho pronto aos abacates para melhorar o sabor e a textura. Existem vários tipos de molhos disponíveis, então você pode escolher o sabor e textura que preferir.

    Atualmente, é comum adicionar cebola, coentro e alho à receita de guacamole (Jessie Cowan/Demand Media)
  6. Tempere a mistura com sal temperado com alho. Polvilhe um pouco e misture bem. Prove o guacamole para determinar se precisa de mais alho. Continue fazendo isso até que o sabor lhe agrade.

    Tempere bem seu guacamole (Jessie Cowan/Demand Media)
  7. Adicione um pouquinho de suco de limão ao guacamole. Isso vai ajudar a conservá-lo e evitar que ele escureça e fique marrom.

    O suco de limão ajuda a conservar o guacamole (Jessie Cowan/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Esta receita rende cerca de uma xícara de guacamole.
  • Adicionar 250 gramas de creme azedo melhora o sabor do guacamole e faz com que a mistura renda o dobro. Ele também evita que o molho fique marrom.
  • Cubra bem o guacamole e guarde-o na geladeira.

Aviso

  • O guacamole caseiro pode ficar marrom escuro rapidamente. Adicionar suco de limão ajudará a evitar esse problema.

O que você precisa

  • 4 abacates
  • Meia xícara de molho pronto
  • Meia colher de chá de alho
  • Meia colher de chá de sal marinho
  • Suco de limão
  • Tigela
  • Faca de cozinha
  • Colher de sopa
  • Espremedor de batatas

Recursos

Loading ...
Loading ...