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Como se preparar para um jogo de futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

Os jogadores de futebol geralmente levam a preparação para o jogo muito a sério. No nível adulto, o jogo dura 90 minutos e é um longo tempo para tentar competir de maneira atlética, se você tiver colocado mal uma peça de roupa ou ignorado o aquecimento. Assim que tiver seu material para o dia do jogo bem organizado e bons hábitos preparatórios em perfeito andamento, o processo se torna relativamente simples.

Instruções

Como se preparar para um jogo de futebol (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Lave seu uniforme, camiseta e shorts, meias e roupas de baixo atléticas na noite anterior ao jogo — o ideal é lavar tudo uma semana antes, imediatamente após cada jogo. Coloque suas chuteiras ou tênis futsal na sacola, assim como um par de calçado comum e uma camiseta para depois do jogo, dinheiro para pagamento de taxas, agenda de jogos, um atestado médico (se necessário) e uma barrinha de cereal e garrafa de água. Evite deixar tudo isso para o último minuto a fim de evitar aquela correria para não chegar atrasado ao jogo, com a camiseta errada ou sem uniforme nenhum.

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  2. Leve um par de caneleiras profissional e uma para treino. O primeiro par lhe permite entrar em campo legalmente e o segundo serve como reserva para você ou para um companheiro menos preparado, se um dos dois perder uma de suas caneleiras.

  3. Inclua um kit de primeiros socorros em sua sacola; inclusive itens como aspirina, curativos auto-adesivos, fita atlética, protetor solar, faixas elásticas, paninhos antissépticos e sacos plásticos para colocar gelo e reabasteça os itens que forem acabando. Inclua um inalador caso sofra de asma, assim como tornozeleiras ou joelheiras se você tiver lesões crônicas. Inclua ainda cortadores de unha, caso note atritos em suas chuteiras apertadas antes do meio tempo.

  4. Coma sua última refeição completa cerca de três horas antes do jogo e um lanche leve cerca de uma hora de antecedência. Vista seu uniforme em casa, com exceção da caneleira e das chuteiras, assim como tornozeleiras ou joelheiras. Use calçados comuns para ir ao local do jogo. Reserve tempo para chegar lá, de preferência com 45 minutos de antecedência, deixando um tempo extra para atrasos por causa de possíveis engarrafamentos. Confira os registros da competição para saber sobre as condições do campo ao ar livre, se o tempo estiver duvidoso. Peça que o jogo seja realizado em uma quadra coberta, caso haja a ameaça de chuva e outras intempéries.

  5. Calce as chuteiras e ponha as tornozeleiras e joelheiras ao chegar no campo. Entre no campo cerca de 25 minutos antes do jogo e aqueça-se com embaixadinhas, corridas sem sair do lugar, levantando os joelhos e correndo ao redor do campo. Faça pares com seus colegas para aquecer os músculos posteriores das coxas e outros exercícios do aquecimento oficial da FIFA 11+, desenvolvido para evitar lesões durante a prática do futebol.

  6. Forme um grande círculo no campo e pratique no chão e no ar com seus colegas, se você for um dos jogadores de linha. Se for goleiro, chame um ou dois atacantes para chutar bolas rasteiras, na altura da cintura e também bolas altas contra o gol. Reserve esse tempo para focar mentalmente em suas prioridades e objetivos para o jogo. Além disso, pratique um autodiálogo positivo para dar seu melhor no jogo à sua frente.

  7. Trace o esquema tático do jogo se você for o treinador e apresente-o aos jogadores, logo antes do apito inicial. Prepare dois ou três jogadores, baseando-se em encontros anteriores com seu oponente; sobre como trabalhar a bola nas laterais, ir diretamente para o gol ou fazer um ataque particularmente perigoso.

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Referências

Recursos

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