Mais
×

Como preparar lagosta

Um dos frutos do mar mais apreciados pela gastronomia, a lagosta é um prato refinado. Ela pode ser preparada de várias maneiras possíveis: ao bafo, como risoto, em postas grelhadas ou mesmo gratinada. A criatividade é o limite. Apesar de ser um prato relativamente caro em restaurantes em geral, o preparo da lagosta em casa não é difícil de ser feito. O segredo para o preparo de uma bela lagosta está no cozimento da carne. Sendo assim, é possível cozinhar uma lagosta inteira na panela. Nesse caso, ela precisa estar viva antes do cozimento. Outra forma de preparo é separando as caudas da lagosta, que podem ser servidas grelhadas ou assadas.

Instruções

Lagosta é um prato sofisticado, que pode ser preparado em casa, com relativa facilidade (svetlana foote/iStock/Getty Images)

    Lagosta cozida ao alho e óleo

  1. A técnica mais tradicional de preparar lagostas é cozinhar o animal, ainda vivo, em uma panela com água fervente. Isso faz com que a carne do crustáceo se mantenha fresca e macia.

  2. Comece enchendo uma panela grande com três quartos de água. Em seguida, coloque o sal a gosto e espere levantar fervura. Quando isso acontecer, coloque as lagostas ainda vivas e tampe bem a panela. Evite que a água transborde da panela colocando no máximo duas lagostas por vez.

  3. Deixe cozinhando por cerca de 20 minutos. Depois disso, é possível observar que a casca delas fica bem vermelha. É a hora de retirá-las e colocar em um recipiente para secar e esfriar.

  4. Se preferir, retire a casca e utilize a carne para preparar risotos ou outro prato de sua preferência. Caso contrário, continue com a receita para preparar a lagosta ao alho e óleo.

  5. Com a carne já separada da casa, adicione o alho amassado e as ervas. Espere o tempero pegar na carne por aproximadamente 30 minutos.

  6. Em seguida, aqueça o óleo em fogo brando e frite os pedaços da lagosta. Sirva ainda quente com azeite de oliva e pimenta a gosto.

    Cauda grelhada

  1. Outra forma de preparar a carne de lagosta é separando a cauda. Esse método evita o sofrimento do animal, ao ser fervido na panela. Com uma faca bem afiada, corte a cabeça do crustáceo com um corte longitudinal em todo o corpo. Em seguida, retire a cabeça e corte as garras da lagosta. Com as mãos, retire o intestino (o centro mole da lagosta).

  2. Aqueça a grelha e coloque a cauda da lagosta para grelhar. Antes, adicione uma pitada de azeite de oliva.

  3. Vire depois de cinco minutos. Então, adicione alho picado, sal e pimenta a gosto. Se preferir, é possível acrescentar duas colheres (de sopa) de manteiga comum.

  4. Deixe grelhando por mais cinco minutos. Depois disso, a receita está pronta. Sirva quente com rodelas de limão e alcaparras. A lagosta combina com arroz, batatas e salada fresca. Bom apetite!

Dicas

  • Outra técnica para matar a lagosta é deixá-la por duas horas em uma panela com gelo e água salgada. Depois, coloque-a no freezer por uma hora. Só então coloque-a na panela com água fervente.

O que você precisa

  • Lagosta
  • Água
  • 3 dentes de alho já amassados
  • Limão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Alcaparras a gosto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article