×
Loading ...

Como preparar lasanha em uma forma descartável de papel alumínio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A lasanha é uma escolha popular para levar para um evento em que cada pessoa precisa levar um prato, na hora de preparar uma refeição para um amigo doente ou apenas para fazer algumas refeições para congelar com antecedência. Usar uma forma descartável de alumínio facilita ainda mais essa tarefa. Basta assar a lasanha e jogar a forma fora quando estiver pronta. Não é necessário limpar depois e você não precisa se lembrar de levar a forma de volta para casa. Essa receita rende 12 porções.

Instruções

A lasanha é um prato muito querido em todo o mundo (Royce DeGrie/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  1. Preaqueça o forno a 190°C se for servir a lasanha na mesma noite. Se estiver preparando-a para congelar, forre a forma descartável com folhas de papel alumínio. Use folhas de papel alumínio que sejam grandes o bastante para forrar o interior da forma e ter alguns centímetros a mais. Essa parte poderá ser dobrada sobre a lasanha mais tarde. Unte a forma ou papel alumínio com manteiga, óleo ou margarina. Coloque a forma na assadeira para um suporte extra enquanto se dirige ao forno ou congelador.

    Loading...
  2. Espalhe cerca de duas xícaras de molho para espaguete no fundo da forma. Arrume seis folhas de lasanha por cima do molho. Espalhe então a ricota, duas xícaras de muçarela, o queijo parmesão e duas xícaras de molho para espaguete sobre o macarrão. Arrume as folhas restantes sobre os queijos. Espalhe o restante do molho sobre o macarrão. Cubra a forma com papel alumínio.

  3. Asse a lasanha hoje mesmo. Cuidadosamente, transfira a assadeira e a forma de papel alumínio para o forno. Asse a lasanha por uma hora e 30 minutos ou até que o macarrão esteja macio. Descubra a forma e cubra a lasanha quente imediatamente com o resto de queijo muçarela. Deixe esfriar por dez minutos antes de cortar.

  4. Cozinhe a lasanha crua. Dobre o papel alumínio que estiver pendurado sobre a borda da forma sobre a lasanha. Cubra a parte de cima da forma descartável com folhas de papel alumínio e sele cuidadosamente. Escreva "lasanha" e a data na parte de cima do papel. Coloque a assadeira e a forma no congelador de um dia para o outro. Na manhã seguinte, você pode remover a assadeira de baixo da forma descartável.

  5. Cozinhe a lasanha crua congelada. Coloque a forma descartável sobre uma assadeira para um suporte extra e coloque na geladeira de um dia para o outro para descongelar. No momento de assar, preaqueça o forno a 190° C. Coloque a assadeira e a forma descartável no forno e asse por uma hora e 30 minutos, ou até que o macarrão fique macio. Retire todo o papel alumínio e imediatamente cubra a lasanha com duas xícaras de queijo muçarela. Deixe esfriar por dez minutos antes de cortar.

Loading...

Dicas

  • Adapte a receita ao adicionar ao molho carne moída cozida e escorrida, frango picado ou pimentões verdes e vermelhos picados, e abobrinha.
  • Congele a lasanha por até um mês.
  • Coloque as duas xícaras de queijo muçarela em um saco para congelar e cole com fita adesiva na parte de cima da forma com a lasanha. Isso permitirá que o queijo esteja disponível quando você estiver pronto para assar a lasanha.

Aviso

  • Nunca asse em uma forma descartável de papel alumínio sem primeiro colocá-la sobre uma assadeira para dar a ela um suporte adicional.

O que você precisa

  • Garrafa de molho de tomate com 1,7 kg
  • 12 folhas de lasanha instantânea
  • 900 g de queijo ricota
  • 450 g de queijo muçarela ralado
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • Assadeira
  • Forma descartável de alumínio resistente medindo 33 cm por 23 cm
  • Manteiga, margarina ou óleo para untar
  • Papel alumínio resistente
  • Marcador permanente
Loading ...
Loading ...