Mais
×

Como preparar lentilhas rosa

Atualizado em 17 abril, 2017

As lentilhas são leguminosas pequenas e circulares, utilizadas em muitas receitas tradicionais indianas. As lentilhas rosa são uma variedade que foi separada e descascada. Com esse processo de separação, elas perdem uma grande quantidade de fibra. Essas lentilhas têm uma textura mais suave que as de cor verde ou marrom, pois não têm pele. As lentilhas rosa também têm um cozimento mais rápido, por isso, fique atento para elas não passarem do ponto e ficarem moles.

Instruções

Lentilhas rosa são um alimento colorido rico em proteínas e fibras (Ryan McVay/Valueline/Getty Images)
  1. Remova detritos e lave as lentilhas. Coloque-as em uma peneira de malha fina e cate-as, retirando todas as pedras, pedaços de solo ou outros detritos que poderá encontrar. Lave-as embaixo de água corrente, agitando-as para se certificar de que ficaram lavadas adequadamente.

  2. Prepare as lentilhas. Adicione três xícaras de água em uma panela pequena e ferva. Acrescente uma xícara de lentilhas, permitindo que a água chegue a borbulhar e, em seguida, reduza o fogo, deixando ferver em fogo brando por 15 a 20 minutos.

  3. Fique de olho nas lentilhas. Verifique-as após os primeiros dez minutos e depois a cada poucos minutos. Se estiver usando as lentilhas em uma salada, pare seu cozimento assim que elas ficarem levemente tenras. Caso queira utilizá-las em sopa, é recomendável que elas tenham uma textura mais macia.

  4. Se desejar, tempere as lentilhas. Adicione sal, ervas ou limão a gosto.

Aviso

  • Não misture lentilhas velhas e novas, pois elas terão tempos diferentes de cozimento.

O que você precisa

  • Peneira de malha fina
  • Panela pequena
  • Xícara medidora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article